terça-feira, 14 de maio de 2013

O QUE É CONSELHO DE CULTURA MESMO?



O Chá de Conversa e Som é um evento da sociedade civil, de acesso gratuito e classificação livre. Fundamenta-se em encontros mensais temáticos para “bate-papos” que girem em torno da cultura feirense e territorial. Tem como organizadores o artista plástico e percussionista Gabriel Ferreira, o historiador e mestre de capoeira angola Bel Pires (Grupo de Pesquisa Populações Negras/UNEB), o radiojornalista Elsimar Pondé (Rádio Subaé e TV Olhos D’Água) e o mestre em cultura popular Asa Filho (Cidade da Cultura). 

A importância desse evento se pauta na interação entre a comunidade e a produção intelectual de convidados. Para essa sétima edição, cujo tema proposto é “O que é Conselho de Cultura Mesmo?” o convidado especial é Roberto Martins, produtor cultural e jornalista pela UFBA. 

Martins é militante em vários movimentos socioculturais de estímulo à produção artística e desenvolvimento econômico territoriais. Foi presidente da Casa da Cultura de Irará - BA, organizador do Recital de Poesias Vinhos & Versos e do Colóquio de Literatura Popular naquele município. 

Foi também Diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Irará, com uma gestão direcionada para a organização da cultura local, criando bases e provocando o governo do município para a institucionalização da Secretaria Municipal de Cultura.


Na sua trajetória, Roberto Martins também atuou como profissional liberal na área da cultura, auxiliando instituições do terceiro setor. Atualmente, é estudioso da temática voltada ao conceito de Conselho de Cultura, está editor do Portal Iraraense de Cultura e Notícias (www.iraraense.com.br) e apresenta o programa Conversas & Canções na Rádio Comunitária Irará FM 104,9 (www.irarafm.com.br). 

Entremeando o bate-papo teremos a apresentação da cantora e compositora Kareen Mendes e de quaisquer outros artistas dispostos a interagir com a proposta. O evento tem o apoio cultural do Littera Cursos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário