Ricardo Feltrin, colunista do UOL
Por que ficar dando "canja" para outras empresas
gratuitamente? Foi pensando nisso que a Globo decidiu que só em
"últimissimo" caso os apresentadores da casa poderão citar Facebook e
Twitter. E aquela moleza de alguns apresentadores que convidavam os telespectadores
para segui-los no Twitter também acabou.
A única rede que continua liberada por enquanto é o You
Tube, uma vez que a emissora tem uma parceria com o canal de vídeos e até faz
vários ações de dramaturgia por meio do canal (vide as
"empreguetes").
Pode até parecer bobagem para alguns, mas com isso a Globo
está agindo para valorizar sua marca televisiva e evitando a exposição gratuita
de outras empresas, que nada lhe pagam. Quando o telespectador for convidado
para participar de alguma discussão ou chamado para dar sua opinião sobre
qualquer assunto, a ordem é sempre --SEMPRE-- indicar o endereço do site da
casa. Que nós não vamos citar aqui, para também não expor gratuitamente a marca
de outra empresa. Rá!
Por outro lado, os links para retuitar ou compartilhar
matérias no Facebook continuam liberados no site da Globo. Ainda assim tem
gente dentro da emissora que é contra até isso. O argumento é que o volume de
acessos que os sites da Globo ganham advindos das redes sociais, é muito
pequeno.
A emissora também não pretende fazer uma caça às bruxas no Facebook e mandar retirar fan pages do ar. No caso de vídeos no You Tube, porém, a emissora tem sido inclemente. Sempre que descobre um vídeo de algum trecho de programa ou novela, postado por terceiros, ela pede à direção do canal para que o retire do ar.
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