Dentro do quadro "Feira de Santana e a sua história", que o Programa de Olho na Cidade, na Rádio Sociedade de Feira, vem apresentando dentro das comemorações pelo Dia da Cidade que acontece agora em setembro, fomos o convidado desta quinta-feira, para falar um pouco sobre o Fluminense.
Entrevistado pela radialista e jornalista Valdomiro Silva, lembramos alguns episódios da vida do tricolor feirense, nascido em 1º de janeiro de 1941:
- Foi o primeiro clube do interior a participar do campeonato baiano, em 1954. Sòmente em 1967 com a estadualização do certame, outros times foram convidados, entre eles o Bahia de Feira.
- Já em 1956 foi vice-campeão, conquistou o primeiro título em 1963, ganhando o direito de representar a Bahia na antiga Copa Brasil; o último título de campeão foi em 1969.
- Em 1970 teve sua pior participação na campeonato por conta, principalmente, da disputa acontecer no antigo Campo da Graça (a Fonte Nova estava em reforma).
- Em 1971 sob o comando técnico de Evaristo de Macedo e supervisão de Walter Miráglia, teve seu melhor plantel, logo desfeito com a venda de quase todos os atletas, sendo que Bahia e Sport Club de Recife ficaram com a maioria.
- Em 1972 o Fluminense entou na UTI, sobrevivendo graças a dedicação de alguns abnegados jovens, a maioria comerciários e servidores públicos (Alcione da prefeitura, Adolfo da Dislar, Xavier Contador, Gersinho da Chevrolet, Gileno da Livraria e outros).
- Em 1973 lançamos o livro "A História do Fluminense" (um resumo do tempo do amadorismo e o registro das glórias e conquistas no profissionalismo, até 1972), que a Fundação Senhor dos Passos vai reeditar.
- Desde então, afora sua torcida cada vez mais fiel e dedicada, são poucas conquistas e muitas decepções. Do "bravo touro pioneiro", apenas lembranças.
Foi o que fizemos hoje à tarde na Rádio Sociedade de Feira...
Nenhum comentário:
Postar um comentário