domingo, 20 de dezembro de 2009

TÚNEL DO TEMPO DOMINICAL

O NATAL E AS NOTICIAS

NESTE ultimo “túnel dominical” antes do Natal, vamos lembrar notícias vinculadas aos festejos natalinos nesta cidade ao longo do tempo, conforme publicação nos jornais locais:

1950 – Das inúmeras mensagens na “Folha do Norte” edição nº 2163 de sábado, 23 vale a pena recordar esta: “Vadú Proprietário e Motorista do Auto de Praça nº 1.40.15, deseja aos seus parentes, amigos e fregueses, um Feliz Natal, Boas Festas e um Próspero Ano Novo”.

1957 – “A Gazeta” de Pedro Matos em editorial: “Que as pequeninas mãos do Menino Jesus semeiem sobre o nosso Brasil e particularmente sobre a Bahia os eflúvios de Sua Divina Bondade e a sublime essência da paz e do amor, livrando-nos do ódio e da incompreensão”.

1959 – Assinada por João Durval, presidente da câmara no exercício do cargo de prefeito, a Lei 268 abrindo crédito especial de Cr$230.00,00 para dar o “Abono de Natal” dos servidores do executivo e legislativo, na razão de 25% dos vencimentos.

1961 – Mensagem do velho PSD: “Compartilhando com a alegria do povo nas comemorações da magda data do nascimento do Menino Deus, associa-se às homenagens cristãs, quedando genuflexo perante o Altar Divino, em prece fervorosa roga ao Altíssimo que proteja a todos e que a todos dê Boas Festas e um Ano Novo venturoso repassado de Paz”.

1961 – A “Folha do Norte” do dia 30 noticia o incêndio que na madrugada do dia 25 destruiu a firma Marinho Santos & Cia. Ltda. de João Marinho Falcão “dando-nos um Natal de pesar e apreensão”. Dia 27 foi a vez do “Armazém Santo Antonio” na Rua Libânio de Morais.

1962 – Através do diretor Áureo Filho, a Diretoria do Colégio Santanópolis "tem a satisfação de apresentar os seus votos de Boas Festas e Felicidades para o Novo Ano, aos seus alunos, familiares e a todos que contribuem para o êxito de suas atividades educacionais”.

1962 – Depois de decretado pela câmara, na segunda-feira, 10, o prefeito Sisnando Lima sancionou a Lei 357 concedendo aos servidores em atividade ou inatividade, “um Abono de Natal, correspondente a um mês de vencimentos ou salário”.

1966 – Antes de liberar o elenco para o Natal e a formação do “Expressinho Tricolor” que fazia amistosos com renda para os atletas, na quarta-feira, 21, o Fluminense foi a Aracaju e empatou em 2x2 com o Sport Clube Sergipe, gols de Ivan e Carlinhos.

1971 – O jornal “Feira Hoje” de sábado, 4, informa que “O Departamento de Turismo já iniciou a iluminação da cidade para os festejos natalinos”. Promete boa iluminação no centro e bairros estratégicos e que os trabalhos serão concluídos antes do di 15.

1974 – De Dom Silvério dia 24: “Cristo é a resposta à angustia do homem. Cristo é a esperança para o desespero existencial da civilização. Cristo é a nossa paz num mundo ameaçado de destruição. É Natal! Deus conosco! Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida!”

1976 – Em razão do Natal e Ano Novo, o 1°BPM colocou policiamento ostensivo contra a ação dos ladrões. Segundo o “Feira Hoje”, “As duplas 'Cosme e Damião' voltaram às ruas e a movimentação do comércio à noite tem contado com boa e merecida proteção”.

1976 – Crispina dos Santos (onde anda?), a artesã das figuras de barro que enfeitam os presépios dos que ainda guardam uma tradição secular, ganha uma página da edição 801 do jornal “Feira Hoje” ao ser entrevistada por Dimas Oliveira, Geraldo Lima e Juracy Dórea.

1977 – Promovidos pela então Secretaria de Turismo, começaram na quarta-feira, 22, os festejos de Natal e Ano Novo na Kalilândia, reunindo crianças e adultos, homens e mulheres. Além das atrações oficiais, a “Barrakasola” de Paulo Norberto é um dos destaques.

1977 – Já extintas, “Visão Modas”, “Dudu Modas” e “Loja Pires” vencem o Concurso de Vitrine e Ornamentação, de Natal e Ano Novo. No júri, artista plástico Washington Falcão, arquiteto Edson Freitas e os jornalistas Zadir Porto, Dimas Oliveira e Dourival Oliveira.

1978 – Como nos anos anteriores a residência do dentista Athayde Guimarães é mais uma vez “invadida” por curiosos que vão admirar seu presépio que exibe “Cerca de 600 casinhas iluminadas e mais de mil figuras em alto revelo”....

1997 – Com o título “Natal de Luzes” Oydema Ferreira elogia na “Folha do Estado”, dia 10, a iluminação da fachada do prédio da Prefeitura, que pela primeira vez ganhou decoração especial. Ressaltou também a decoração do Arnold Silva Center, Emec, Cuca e Cdl...

2002 – Da mensagem de Dom Itamar: “... A estrela, que ascendeu no primeiro Natal, continua a brilhar em meios as trevas. É na luz desta estrela que todos caminhamos. O Natal é a festa da Esperança. É com esta certeza que desejo a você um Natal com Jesus e um Ano Novo abençoado por Deus”.

E NO MAIS, Boas Festas, Feliz Natal e Próspero Ano Novo



Um comentário:

  1. Muito obrigado mais uma vez.Desta vez mais satisfeita pelo fato de continuarmos trabalhando mais um ano se Deus quiser e graças a voce e a o partido.Desejo-lhe um feliz natal e um próspero ano novo!

    ResponderExcluir