sábado, 26 de dezembro de 2009

FEIRA ONTEM EM DEZEMBRO

Publicada também na TRIBUNA FEIRENSE - no jornal e site


Marinho Santos & Cia, depois S/A João Marinho Falcão, hoje Galeria Jomafa - João Marinho Falcão. Nos anos 60 e começo da década de 70, qualquer discussão sobre o cumprimento de um feriado nesta Feira da feira-livre e feira-do-gado, tudo se resolvia com uma dica:
-Procura saber se João Marinho vai fechar!


A MENSAGEM DE VADU
1950 – Extraído do jornal “Folha do Norte”, edição nº 2163: “Vadú Proprietário e Motorista do Auto de Praça nº 1.40.15, deseja aos seus parentes, amigos e fregueses, um Feliz Natal, Boas Festas e um Próspero Ano Novo”.
- A edição circulou no sábado, 23...

EDITORIAL NATALINO
1957 – “Que as pequeninas mãos do Menino Jesus semeiem sobre o nosso Brasil e particularmente sobre a Bahia os eflúvios de Sua Divina Bondade e a sublime essência da paz e do amor, livrando-nos do ódio e da incompreensão”.
- Do jornal “A Gazeta” de 24 de dezembro...

ANIVERSÁRIO NO NATAL
1959 – A “Folha Social” do jornal “Folha do Norte” do dia 26, registra o aniversário, dia 25, do saudoso “professor doutor César Orrico Filho, competente lente de Inglês do Colégio Estadual e Colégio Santanópolis”.
- Já no dia 24, segundo a “Folha Social”, foi a vez do garoto José Cupertino Neto...

O PARTIDO E O NATAL
1961 – “Compartilhando com a alegria do povo nas comemorações da magda data do nascimento do Menino Deus, associa-se às homenagens cristãs, quedando genuflexo perante o Altar Divino, e, em prece fervorosa roga ao Altíssimo que proteja a todos e que a todos dê Boas Festas e um Ano Novo venturoso repassado de Paz”.
- Do diretório local do velho Partido Democrático Social, o PSD, de Fróes da Motta...

NOSSO POETA E O NATAL
1961– “Natal! Noite de luz, de risos de alegrias! // E eu vejo, tristemente, as minhas mãos vazias, // Pobres, cada vez mais, pelos anos em fora,// Sem nada eu poder dar ao faminto que chora, // Ao irmão que atirado ao lado da calçada,// Pede um trapo que oculte a nudez desgraçada”.
- Do poeta Anacleto Carvalho, no jornal “Gazeta do Povo”...

INCENDIOS NO NATAL
1961 – Com destaque na capa a “Folha do Norte” do dia 30 noticiou o incêndio que na madrugada do dia 25 destruiu as instalações da firma Marinho, Santos & Cia. Ltda. de João Marinho Falcão “dando-nos um Natal de pesar e apreensão”
- Dois dias depois, incêndio no “Armazém Santo Antonio”, na Libânio de Morais...

SANTANOPOLIS E O NATAL
1962 – “A Diretoria do Colégio Santanópolis tem a imensa satisfação de apresentar os seus votos de Boas Festas e Felicidades para o Novo Ano, aos seus alunos, familiares e a todos aqueles que contribuem para o êxito de suas atividades educacionais”.
- Mensagem assinada pelo diretor Áureo de Oliveira Filho...

A MENSAGEM DO BISPO
1974 – “Cristo é a resposta à angustia do homem. Cristo é a esperança para o desespero existencial da civilização. Cristo é a nossa paz num mundo ameaçado de destruição. É Natal! Deus conosco! Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida!”
- Da mensagem de Dom Silvério na capa do jornal “Feira Hoje” de terça-feira, 24...

DESPEDIDA NO NATAL
1976 – Foi num encontro de confraternização natalina com os jornalistas, com os quais era bem relacionado, que o cel. João Longuinhos, comandante do 1º BPM/FS, anunciou sua transferência para Salvador e se despediu da cidade.
- Coube ao jornalista Lucílio Bastos falar em nome dos companheiros...

MENSAGEM DO ARCEBISPO
2002 – “... A estrela, que ascendeu no primeiro Natal, continua a brilhar em meios as trevas. É na luz desta estrela que todos caminhamos. O Natal é a festa da Esperança. É com esta certeza que desejo a você um Natal com Jesus e um Ano Novo abençoado por Deus”.
- Da mensagem de Itamar Vian, Arcebispo Metropolitano nos jornais da cidade...
Fachada do antigo Ginásio Santanópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário