domingo, 16 de agosto de 2009

TÚNEL DO TEMPO DOMINICAL

os domingos também no jornal "Folha do Estado"
INICIANDO A QUINZENA - AGOSTO 1960

O QUE estaria acontecendo na Feira de Santana no começo na segunda quinzena de agosto de 1960, há quase meio século? É o que vamos relembrar hoje, em mais uma nostálgica viagem no tempo. Para tanto tomaremos como fontes a “Gazeta do Povo”, já extinta e a “Folha do Norte”, agora completando um século de existência.

ARNOLD Silva (foto acima) era o prefeito da cidade, eleito pela UDN nas eleições de 1958. Jornalista e diretor da “Folha do Norte”, na sua administração surgiram as primeiras pavimentações asfálticas, pois até então as vias publicas recebiam calçamento a paralelepípedos. Antes, nos anos 20, Arnold dirigiu a cidade como intendente.

O OUTRO poder, o legislativo, tinha na sua composição 13 vereadores, basicamente da UDN e do PSD e na presidência estava o udenista João Durval Carneiro (foto). Já o poder judiciário tinha no juiz Viana de Castro um dos seus titulares.


VALE frisar que dos vereadores em atividades no distante agosto de 1960, João Durval e Colbert Martins foram eleitos prefeitos de Feira em duas oportunidades e Artur Vieira, eleito o primeiro prefeito de Anguera. Oscar Marques (foto) chegou a deputado estadual.

AINDA se comentava na cidade a reeleição de Aurino de Sena Lima para mais um período na presidência da Filarmônica Vitória. Como vice foi eleito Gabriel Correia Ramos do famoso fabrico de licor na Rua da Chevrolet e como secretário Ângelo Pedra Branca, que além de atuar na Rádio Cultura, tinha uma coluna na “Gazeta do Povo”.

PARA inaugurar a galeria dos presidentes, o Feira Tênis Clube anunciou para o final do mês uma grande festa dançante tendo como atração a cantora Maisa Matarazzo (foto). O “aristocrático”, como era chamado o FTC, tinha na presidência Osvaldo Torres.

FOI publicado um aviso da Associação Rural de Feira informando aos pequenos produtores da zona rural que por conta das ultimas enchentes estava vendendo a preço de custo enxadas, enxadetas, facões, foices, pás, picaretas, além de inseticida BHC.

IDEIA do Departamento Musical, no dia 16 a Rádio Cultura promoveu no seu auditório o Primeiro Festival de Rock, tendo como apresentadores Ivanito Rocha e Edson Magalhães, além dos locutores Lucílio Bastos (foto) e Maria Helena da co-irmã Rádio Sociedade. Os garotos Marcelo Melo e Roberto Oliveira, foram as grandes atrações.


COM a presença do senador Domingos Velasco, dos deputados Ultimo de Carvalho, Fernando Santana e Hamilton Cohin e outros líderes políticos foi realizado mais um comício pró candidatura Lott (foto) presidente, Jango vice. Aconteceu no coreto da Praça Fróes da Motta e o primeiro orador foi o advogado Francisco Pinto.

MUITOS eventos foram realizados na cidade marcando os dez anos de fundação da Rádio Cultura de Feira de Santana. Encerrando a programação com chave de ouro, o consagrado cantor romântico Nelson Gonçalves (foto), fez uma inesquecível apresentação no auditório da emissora.

ESTEVE na cidade o instrutor Djalma Reis Alves, da Banda Musical do Colégio Ipiranga de Salvador. Veio acertar a participação da banda no desfile de 7 de setembro. Também acertou que a delegação, composta de 74 figuras ficaria hospedada no Ginásio Santanópolis de Aureo Filho.
FOI publicado o Decreto Estadual aposentando Constantino Vicente dos Reis do cargo de Escrivão dos Feitos Cíveis e Criminais, do 1º Oficio do Termo de Feira de Santana. Por outro decreto foi nomeado Edmilson Lopes dos Reis para responder interinamente pelo cargo.

CONFIRMADO para o dia 27 a chegada a esta cidade de Ruy Cajueiro, novo Governador do Distrito 455 do Rotary Internacional, para uma visita oficial aos rotarianos de Feira de Santana. Vale frisar que o tradicional clube de serviços era presidido por Antonio Alves Caribé (foto).

NAS suas “Notas Esportivas”, Ivanito Rocha comentou a rodada dupla do certame feirense de amadores. No jogo “esfria sol” o Flamengo aplicou 2x1 no Bahia. No jogo principal o Mecânico ganhou também de 2x1 para o Botafogo, gols de Juarez e Bululu para o time do óleo e Tenor para o time do Tanque da Nação. Colbert Martins (foto abaixo) era o técnico do Mecânico e Manuel de Emilia, o dono do Botafogo.

E NO MAIS um anuncio publicado na “Gazeta do Povo” dizia: “Vende-se o ‘Café Oriente’. Instalado no melhor ponto da cidade e o mais afreguesado. A tratar no mesmo à Rua Sales Barbosa, 482”...



















Nenhum comentário:

Postar um comentário