domingo, 2 de agosto de 2009

TÚNEL DO TEMPO DOMINICAL


"FEIRA HOJE" EM AGOSTO DE 1977

AMBOS militantes do partido, o deputado estadual Roque Aras e o ex-secretário municipal Rêmulo Oliveira, agitaram as correntes do MDB, encaminhando ao prefeito Colbert Martins, também do MDB, documento pedindo “fazer retornar a nossa fenomenal feira-livre, das segundas-feiras, para o mesmo local centenário”. A feira-livre foi mudada em janeiro, final do governo José Falcão, outro emedebista.


ESSE foi um dos destaques da edição do jornal “Feira Hoje” que circulou no sábado, 6 de agosto de 1977, perto de completar 32 anos. Chefe de gabinete do prefeito, Celso Pereira estranhou a participação de Rêmulo no documento e viajou no tempo: "Ele mesmo quando secretário de Serviços Urbanos do próprio prefeito José Falcão chegou a usar da violência para retirar os vendedores de cebola do centro da cidade".


FORA do poder e já exercendo suas atividades como funcionário da agência local do Banco do Brasil, o ex-prefeito José Falcão não quis responder o documento antes de conhecer seu teor. Disse que a iniciativa era “uma maluquice”, acrescentando: “A hora de brincadeira é brincadeira, as coisas sérias são sérias”, frase que foi a manchete principal do jornal. Na seqüência outros notícias da edição:

MAIS inscrições foram feitas na Secretaria de Turismo por fotógrafos locais concorrendo ao concurso “A Foto do Ano”. Naquela data, segundo o jornal, José Gonçalves (onde anda?) que trabalhou em diversos jornais, inscreveu as fotos denominadas “Retirantes”, “Adeus a Feira” e “Decomposição”. No dia seguinte foi a vez de Álvaro Ribeiro e Reginaldo Pereira.


APÓS receber para despachos em seu gabinete os secretários Armando Menezes (Finanças) e Antonio Miranda (Turismo), o prefeito Colbert Martins foi ao parque João Martins ver de perto o andamento das obras que estavam sendo realizadas visando mais uma exposição agro-pecuária e a primeira de gado holandês. O assunto ganhou a primeira página.

NAQUELA edição o jornal também falou sobre a rodovia Feira/Salvador, através desta nota na página 2: “Está confirmado para o dia 17 de agosto, `s 17 horas, no local conhecido como ova de Defunto, o inicio das obras de duplicação da rodovia BR-324, em solenidade que contará com a presença do ministro Dirceu Nogueira e técnicos do DNER".


ABRINDO a coluna política na página 2, o jornal informa que o ex-deputado Chico Pinto vai estar na cidade na terça-feira para rever familiares, amigos e correligionários, acrescentando: “Será a primeira vez que Francisco Pinto estará em Feira de Santana após ter sido absolvido pelo Superior Tribunal Federal, há cerca de três meses, em maio passado”.

AINDA naquele sábado os leitores do jornal “Feira Hoje” ficaram sabem que no dia 7 o tradicional “Caderno de Domingo”, que acompanha as edições dominicais, tratará entre outros assuntos, das revistas que foram publicadas em Feira de Santana na primeira metade do século passado. O texto do dublê de advogado e jornalista Helder Alencar, destando três publicações.

SAUDE foi o tema do editorial. O jornal comenta o grande numero de clinicas particulares conveniadas com institutos e instituições para desabafar em seguida: “enquanto isso a cidade fica reduzida a um só hospital, com pronto socorro, de atendimento gratuito a população, o D. Pedro de Alcântara, ,mantido, com dificuldades enormes, pela Santa Casa de Misericórdia”.

E NO MAIS, Geraldo Leite, reitor e presidente da Fundação Universidade de Feira de Santana, publicou edital convocando os classificados no Concurso Vestibular Unificada de Julho/1977, para a matricula escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário