domingo, 7 de junho de 2009

O GOVERNO DA GENTE NOS BAIRROS E DISTRITOS


BONFIM O PRIMEIRO DISTRITO

Assim que assumiu a prefeitura no começo de 1977 o prefeito Colbert Martins instituiu a transferencia do governo para os bairros e distritos, sempre as terças-feiras. A instalação tinha uma programação oficial que começava com o hesteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e da Feira de Santana, respectivamente pelo prefeito, o presidente ou representante da câmara municipal e um rpresentante da comunidade, em especial o administrador do distrito ou bairro.

Acompanhando a idéia, o prefeito criou por decreto uma comissão encrregada das medidas que antecediam a transferencia da máquina administrativa para a comunidade. Entre elas a distribuição das secretarias nas residências cedidas pelos moradores e os equipamentos que deveriam ser deslocados para os serviços de rotina. Celso Pereira, Adilson Simas e Celso Daltro, os dois primeiros, foto ao lado, ladeando o prefeito na porta da antiga Secretaria de Desenvolvimento Comunitário, hoje de Saude.

Tomba foi o primeiro bairro onde o governo municipal se intalou e Bonfim de Feira o primeiro distrito. Ainda no primeiro mandato - 1977/1982, todos os distritos foram sede do governo municipal assim como mais de duas dezenas de bairros. No final do expediente o prefeito anunciava os trabalhos de rotina que foram executados e a data - geralmente no dia seguinte com as licitações, para o inicio das obras definidas pelos moradores.


Nesta viagem no tempo, imagens que lembram a implantação do Governo da Gente na sede do distrito de Bonfim de Feira. Na foto um - solene instalação com hasteamento das bandeiras; fotos dois e três o prefeito visitando as residencias cedidas para o funcionamento das secretarias e na foto quatro, almoço na residência do administrador Ovidinho Freitas.




2 comentários:

  1. tá sendo copiado pelo virtual Tátá.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a Adilson Simas pelo resgate histórico. lembro-me bem que na minha infância pude ver o saudoso Colbert Martins e sua equipe de governo despachando na Rua Nova, no seu segundo mandato, na residência de dona Germínia e seu Geraldo, então administrador do bairro.
    Tatá não está inventando nada.

    ResponderExcluir