segunda-feira, 3 de agosto de 2015

A PRISÃO DO VICE-ALMIRANTE

(*) Osvaldo Ventura

Causou surpresa e indignação na comunidade científica nacional a prisão do Vice-Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, presidente licenciado da Eletronuclear, considerado o pai do projeto nuclear brasileiro. 
Coube ao almirante Othon desenvolver a brasileiríssima tecnologia das centrífugas, produzindo o urânio enriquecido em nosso país com mais baixo custo, em comparação com aqueles que integram o denominado Clube Atômico.
Com o apoio da gloriosa Marinha do Brasil o almirante também projetou o submarino nuclear brasileiro, dispositivo de defesa de nosso litoral - a Amazônia Azul – que será integrante indispensável ao conjunto de nossa política de Segurança Nacional.
     Não resta dúvida que essas conquistas, fruto da competência do almirante Othon, devem ter causado certo incômodo às potências hegemônicas e exclusivistas no campo da fissão atômica. Por esse motivo, a detenção abrupta do militar a pretexto de que poderia adulterar ou destruir provas contra si mesmo ou ainda ameaçar testemunhas, não foi aceita pela “intelligentsia” pátria com resignação. Afinal, o súbito encarceramento do almirante, apenas por suspeita, poderá deixá-lo vulnerável a pressões psicológicas capazes de fazê-lo revelar segredos de Estado específicos da área de Segurança Nacional.
Apurar supostas irregularidades praticadas por quem quer que seja a fim de aplicar punições é dever das autoridades competentes, óbvio, contanto que se preserve a incolumidade dos direitos e garantias individuais. Aliás, o método de “atirar para depois perguntar o nome” nunca foi peculiaridade de um Estado Democrático de Direito. Mesmo porque, em se tratando de personagem de renome internacional, o cientista Othon não iria desaparecer, fugindo do país ou se escondendo numa toca como um marginal de alta periculosidade. Por conseguinte, sempre disponível a prestar quaisquer informações, muitos entenderam que por trás de sua prisão existe algo de estranho. Muito estranho...
(*) Advogado, escritor. Membro da Academia Feirense de Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário