terça-feira, 1 de julho de 2014

O ALCAIDE E A HEROÍNA

José Ronaldo reverencia Maria Quitéria

Nesta quarta-feira, data maior dBahia com o feriado de 2 de Julho, quando se comemora os 191 anos da Independência da Bahia. Dia de reverenciar a heroína Maria Quitéria de Jesus, natural de Feira de Santana (27 de julho de 1792 - 21 de agosto de 1853).
No Gabinete do Prefeito no Paço Municipal Maria Quitéria, uma réplica da tela pintada a óleo de Maria Quitéria, 1,55 x 2,535, obra do italiano Domenico Failutti (1873-1923), que foi presenteado pela Câmara Municipal de Cachoeira e integra o acervo do Museu do Ipiranga, em São Paulo-SP, por Decreto da Presidência da República, de 28 de junho de 1996. 
Maria Quitéria foi reconhecida como Patronesse do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro. A sua imagem encontra-se em todos os quartéis e repartições da Arma, por determinação ministerial, bem como reproduzida em livros de História do Brasil. Foi condecorada no Rio de Janeiro com a insígnia de Cavaleiro da Imperial Ordem do Cruzeiro pelo imperador dom Pedro I.
Em Feira de Santana além de nominar a sede do Governo Municipal tem seu nome em distrito, em uma das principais avenidas, em Colégio Estadual, em monumento - implantado em nosso primeiro governo -, e em comenda da Câmara Municipal.
Na revista "Veja", edição de 25 de dezembro de 2011, uma matéria especial sobre História, "50 grandes brasileiros e seu legado", que insere a feirense Maria Quitéria entre os personagens "que ajudaram a construir o Brasil e que ainda inspiram as gerações atuais na tarefa de antecipar o futuro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário