domingo, 13 de julho de 2014

ATENÇÃO, ESPECIALISTAS: VAMOS DISCUTIR OS ERROS DA SELEÇÃO

Luis Nassif
Não tenho a menor pretensão de entender de futebol.
Limito-me a ler os especialistas e a selecionar os argumentos que me parecem mais lógicos para dar partida à nossa discussão.
A maldição do quadrado
As trocas de passes da Alemanhã não são novidade para nós. No ano passado ou retrasado, o Santos – com Neymar e tudo – levou o maior passeio que já assisti um time levar. Foi um baile completo em que o Santos ficou absolutamente tonto com as trocas de passes. E limitou-se a jogar na base do lançamentos longos. Aparentemente, ali já estava desenhada diferença de envergadura entre o estilo europeu e o nosso. Por que nada foi feito nesse período para estudar o estilo? Lembro-me em outras Copas, até em 1974, com a Holanda, vários olheiros da CBD assistindo os jogos dos adversários e sistematizando as formas de jogar.

A propósito: algum especialista do Blog poderia descrever melhor o estilo Barcelona-Alemanha? Poderia explicar melhor quem foram os pais desse modelo, como funciona o quadrado, qual  relação de parentesco com o carrossel holandês de 1974 e assim por diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário