quarta-feira, 5 de outubro de 2011

TSE AUTORIZA CRIAÇÃO DO 29º PARTIDO POLÍTICO

PPL é nacionalista de esquerda, ligado ao jornal “Hora do Povo” e ao MR-8


O Tribunal Superior Eleitoral acaba de autorizar nesta 3ª feira (4.out.2011) a criação do 29º partido político brasileiro, o PPL (Partido Pátria Livre). Na semana anterior, a Justiça Eleitoral já havia dado sinal verde para o PSD.
O PPL nasceu de um grupo político ligado ao jornal “Hora do Povo”, por sua vez relacionado ao antigo MR-8 (Movimento Revolucionário 8 de Outubro), grupo de esquerda que atuou no país contra a ditadura militar (1964-1985).
Já na democracia, o MR-8 praticou entrismo no PMDB e por muitos anos foi ligado ao ex-governador de São Paulo Orestes Quércia (1938-2010).
No seu programa, lançado em 21 de abril de 2009, o PPL defende teses nacionalistas e faz homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em vários trechos. Por exemplo, afirma que “ao assumir em 2003, Lula cuidou da Petrobras com carinho” e que o “governo Lula trouxe novas perspectivas à educação e ao desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica”.
Já os ex-presidentes Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso são criticados pelo PPL em seu programa: “O processo de privatização iniciado no governo Collor, comparado com o que ocorreu nos dois governos de FHC, iria se revelar uma gota d’água no oceano. A orgia entreguista só poupou aquilo que a mobilização popular conseguiu impedir que fosse liquidado a preço de banana”.
O PPL aparentemente nasce sem deputados, senadores ou governadores filiados.
A seguir, uma imagem do site da mais nova legenda brasileira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário