quarta-feira, 4 de maio de 2011

GEMUC APRESENTA NOVOS MEMBROS AO COLEGIADO DE EMFERMAGEM DA FTC

Criado com a proposta de fomentar a pesquisa na área de Enfermagem, o Grupo de Estudos sobre a Mulher e a Criança (Gemuc) completará dois anos de funcionamento em junho próximo com nova formação. Na noite de ontem (3), durante jantar comemorativo no campus da FTC Feira, o grupo se reuniu para apresentar os novos membros à direção da faculdade e à coordenação do curso.
O Gemuc é composto por 21 membros, sendo 17 graduandos e quatro enfermeiros, que atuam como coordenadores. A líder do novo grupo, Verônica Mascarenhas, fez a apresentação e deu as boas vindas aos estudantes que passam a compor a equipe de pesquisadores, ao lado da vice-líder Ana Celi Torres e Alan Bonfim, enfermeiro coordenador.
A estudante Juanita Araújo, do 7º semestre, entrou para o grupo movida pelo interesse de estudar questões ligadas à criança neonato, que é o seu tema da monografia de final de curso. “Aqui teremos possibilidade de ampliar nossos estudos”, afirmou. Já Marilene Mendes Brito, que cursa o 9º semestre, espera que o grupo seja um canal a mais de conhecimento, a partir da produção e publicação de pesquisas, em especial sobre crianças portadoras de necessidades especiais.
Para o professor Heraldo Morais, diretor da unidade, um dos aspectos positivos do Gemuc é o fato do mesmo não sofrer solução de continuidade. Ele lembrou aos estudantes que esse tipo de ação é “uma oportunidade de aprendizagem como alunos e valorização como profissionais”. O diretor frisou que o fato dos novos membros terem sido selecionados já e um indicativo de que são qualificados.
Essa seleção, segundo a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Hayana Leal, foi feita mediante análise de currículo e entrevista. “É uma experiência única para os estudantes e um desafio para a faculdade”, disse Hayana, orientando os alunos a irem sempre mais além na busca do conhecimento. “É importante que todos estejam inseridos em tudo o que a faculdade proporciona”, aconselhou.
Não desperdiçar oportunidades, ter vontade e se debruçar sobre aquilo que realmente quer, de acordo com a coordenadora, são posturas que os estudantes devem adotar ao longo do curso. “O mercado de trabalho está cada vez mais exigente”, alertou a professora, sugerindo que os futuros enfermeiros comecem a se preparar agora para a seleção natural imposta pela competitividade.
Madalena de Jesus e Socorro Pitombo - Assessoria de Comunicação, FTC/FSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário