quinta-feira, 19 de maio de 2011

CENTENÁRIO DE CARLOS VALADARES DA SILVA

Centenário de Carlos Valadares da Silva


Por Lélia Vitor Fernandes de Oliveira

Nasceu no dia 22 de abril de 1911, na então Vila de Coração de Maria/BA, onde morava seu avô materno, Prof. Antônio da Silveira Costa, embora seus pais, Francisco Valadares da Silva e Antônia da Costa Silva residissem em Santa Bárbara.
Fez seus primeiros estudos em Santa Bárbara com a Profª Ana Escolástica Barata.
Trabalhou com seu pai, vendendo pão e bebidas nas feiras livres de Santa Bárbara. Tendo terminado o curso primário, foi cursar o Ginásio no Colégio Carneiro Ribeiro, na Soledade, em Salvador, ficando hospedado na casa de um tio.
Devido ao interesse que Carlos tinha pelos estudos, Dr. Ernesto Carneiro, diretor do colégio que leva seu nome, convidou-o para ser Censor, onde ficou em regime de internato, mantendo-o com o produto do seu trabalho. Foi um dos fundadores da Folha Colegial “A Crisálida” e presidiu o Grêmio Literário dos alunos.
Ingressou na Faculdade de Direito da Bahia – UFBA, formando-se em Bel. em Ciências e Letras, em 01 de dezembro de 1932, sendo o orador da turma.
Logo após a formatura foi advogar em Palmeiras, tendo tomado posse como Pretor do Termo de Palmeiras, localidade próximo a Ituaçu/BA. Depois de habilitado em concurso sendo depois Juiz de Direito substituto.
Casou-se com a Srª Cecy de Souza Andrade, com quem teve os filhos: Carlício de Andrade Valadares, Celice e Celeste Maria (gêmeas) e Célia Maria de Andrade Valadares.
Foi transferido para Feira de Santana, em 1941, onde montou escritório de advocacia, tornando-se membro da Ordem dos Advogados.
Abraçou a carreira política em Feira de Santana, onde foi nomeado Prefeito, no período de 12 de agosto de 1946, do qual se exonerou do cargo em 24 de fevereiro de 1947, por ter sido eleito Deputado Estadual da Assembléia Constituinte.
Em 1949, foi eleito Presidente da Assembléia Legislativa do Estado, tendo sido reeleito, na mesma data do ano seguinte.
Em 22 de junho de 1949, foi governador interino, substituindo Dr, Otávio Mangabeira, que viajou para o Rio de Janeiro. E por outras várias vezes ocupou o governo do Estado. E por motivo de doença, Dr. Mangabeira transmitiu-lhe o cargo de Governador, que ele reassumiria no dia 29 de fevereiro de 1950, para exercê-lo até o fim do quadriênio, sem mais interrupção, em 31 de janeiro de 1951.
Candidatou-se a Deputado Federal nas eleições de outubro de 1950, elegeu-se e assumiu o mandato em fevereiro de 1951, permanecendo na Câmara Federal até janeiro de 1955.
Nesta Legislatura, deu continuidade à luta iniciada ainda na Bahia, para dotar Feira de Santana de um sistema de abastecimento de água, chegando este beneficio em janeiro de 1957, quando Juscelino Kubitschek e Antônio Balbino inauguraram o serviço nesta cidade.
Após o término do mandato federal, Dr. Carlos Valadares retorna à Feira de Santana e dedica-se à advocacia.
Em 03 de julho de 1956, tomou posse na presidência do Rotary Clube de Feira de Santana
Em 1958, instalou escritório de Advocacia, em Salvador, com o seu colega e amigo Prof. João Alfredo Guimarães e a colaboração de Dr. Ayrton Oliveira de Freitas e Dr. Antônio Santana, quando estes ainda eram acadêmicos de Direito
Ao aposentar-se legou sua biblioteca especializada, como herança, aos advogados da Bahia.
Publicou os livros: “Prisão Preventiva” e “Em Defesa de um Espólio”
Faleceu em Salvador, mas seu corpo foi trasladado para Feira de Santana, sendo sepultado no Cemitério Piedade.
Em várias cidades seu nome foi emprestado para nomear escolas e logradouros públicos.
Lélia Vitor Fernandes de Oliveira
Pesquisadora





2 comentários:

  1. "Mais que um político exemplar, um verdadeiro e raro estadista".

    ResponderExcluir
  2. Oi eu sou bisneta de Ana escolastica Barata queria saber como faço para ter infomaçoes sobre ela. Meu email é barbara_suzany@hotmail.com

    ResponderExcluir