quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

JOÃO UBALDO SERÁ HOMENAGEADO PELO CABOCO CAPIROBA


O grupo de música regional Caboco Capiroba, que leva o nome de um dos personagens mais famosos de João Ubaldo Ribeiro, será uma das atrações na festa de aniversário do escritor itaparicano. Promovido pela biblioteca de Itaparica, Juracy Magalhães Jr, o evento, que será realizado neste domingo (23) na cidade natal do homenageado, contará com grupos de dança e teatro e exibição de filme feito especialmente para ocasião. A festa será encerrada com o compositor e amigo de Ubaldo, Walter Queiroz. O autor de “Viva o povo brasileiro”, ganhador do Prêmio Camões de Literatura de 2008, completará 70 anos.

A banda Caboco Capiroba adotou o nome do personagem antropófago como forma de reverenciar as raízes culturais brasileiras. “Fico lisonjeadíssimo com a lembrança, me sinto homenageado” – declarou o escritor ao autorizar o uso do nome pela banda. Em 2009, o Caboco Capiroba também participou da festa de aniversário que já faz parte do calendário de eventos tradicionais de Itaparica. O grupo é conduzido por Clara Miranda, cantora e zabumbeira, e pelos primos Mario e João Espinheira, compositores, violonistas e cantores. Desde 2007 se apresenta pela capital baiana e interior do Estado. Atualmente está gravando o primeiro CD, “Saindo do Mato”, sob a direção do maestro Hiran Monteiro.

Para João Espinheira, “o evento é uma oportunidade maravilhosa de homenagear pessoalmente o criador desta obra tão responsável e sensível que é ‘Viva o povo brasileiro”. A cantora Clara Miranda ressalta a importância do livro cujo personagem inspirou o nome da banda: “Sinto-me representada! É a história do meu povo sendo contada, portanto, a minha própria história”. Mario é filho do poeta Ruy Espinheira Filho e João do sociólogo Gey Espinheira (falecido em 2009), ambos amigos do aniversariante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário