terça-feira, 30 de agosto de 2011

CENTRO ELISABETH MARTINS REGISTRA 146 ATENDIMENTOS EM 21 DIAS

Unidade foi inaugurada no último dia 8 de agosto


Inaugurado no dia 8 de agosto com o objetivo de promover o resgate da cidadania a pessoas que utilizam a rua como espaço para moradia ou trabalho, o Centro de Referência Especializada da Assistência Social para População em Situação de Rua (Creas Pop) – Elizsbeth Gomes Martins registrou 146 atendimentos em apenas 21 dias de funcionamento.
“Os trabalhos se concentram inicialmente na busca ativa do indivíduo em situação de rua, que consiste na abordagem e atendimento de uma população que está na maioria das vezes em trânsito, raramente em um local fixo. Este é um trabalho complexo, mas já estamos percebendo os resultados positivos principalmente com a busca espontânea do indivíduo ao Creas Pop”, revela a coordenadora do equipamento, Maelle Lima.
De acordo com a coordenadora, serão ofertados cursos de qualificação profissional para inserção de usuários no mercado de trabalho. “Estamos firmando parcerias para iniciarmos a oferta de oficinas de geração de renda. O Creas Pop trabalha com estratégias que visam estimular a autonomia dessas pessoas para que o cidadão em situação de rua queira desconstruir o vínculo com a rua”, informa.
Maelle Lima alerta à população para a importância de não dar esmolas. “Não dê esmola, garanta direitos. O dinheiro conquistado com esmolas aumenta o vínculo desses cidadãos com a rua tornando mais difícil o trabalho de resgate e inserção no ambiente familiar e no mercado de trabalho”, destaca. (No site da SECOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário