domingo, 28 de junho de 2009

TÚNEL DO TEMPO DOMINICAL


No Largo dos Eucaliptos, anos 70, o prefeito Colbert Martins inaugura a pavimentação a paralelepípedos iniciada na Rua Senador Quintino, esquina com a Pedro Suzart (Mar da Tranquilidade) e que se estende por toda a Rua Pedro Américo de Brito, ligando a cidade ao CIS pelo antigo Largo do Tomba...

JUNHO NO TEMPO
NESTE ultimo domingo do mês vamos lembrar fatos ocorridos na vida feirense no mês de junho ao longo do tempo.

1927 – O Governador Góes Calmom cria a Escola Normal que é instalada no prédio construído pelo Coronel Intendente Agostinho Fróes da Motta (foto) e no qual já funcionava a Escola Doutor Seabra. Leonídio Rocha discursa na escadaria do prédio.

1952 – Tendo como ponto de partida a Praça Maria Quitéria, no domingo, 23, dia da fogueira, o Grêmio Honorato Bonfim (foto) promove com a colaboração da Escola Normal, Tiro de Guerra e Centro de Escoteiro, a “Corrida da Fogueira” atraindo as atenções da cidade.

1954 – o Fluminense estréia no campeonato baiano como clube profissional. Em plena Fonte Nova enfrenta o poderoso Vitória e empata em 1x1, gol de Alfredo No segundo tempo. Foi há 55 anos ano e o presidente era o médico e vereador Wilson Falcão (foto)

1958 – Na sala de audiência da comarca local, no prédio da Prefeitura (foto), toma posse como titular da Vara do Crime o juiz João de Almeida Bulhões, procedente da comarca de Caitité. Assume no lugar do juiz Jorge Faria Góes, transferido para a comarca de Santo Amaro da Purificação.
1959 – Assinado pelo presidente Geraldo Leite (foto), a Diretoria Regional da Associação Bahiana de Medicina comunica ao prefeito Arnold Silva que a instituição aprovou votos de aplausos ao chefe do executivo pela campanha em prol da higienização da cidade.

1960 – O engenheiro Milton de Souza Carneiro assume a chefia do DNER - residência de Feira, por indicação do PSD local. O saudoso doutor Milton era irmão do também já falecido Nelson Carneiro (foto), conhecido como o senador do divorcio.

1964 – A Sociedade de Cultura Artística de Feira de Santana – SCAFS reinicia suas atividades. No comando Luiz Santos, Antonio Navarro, Luis Assis, Francisco Barreto, Deolindo Checcucci (foto), Antonio Miranda, Gildarte Ramos, Osvaldo Sales e Mavana Glidson.

1966 – Dia 14, na presença de Helder Alencar (foto), Augusto Matias, José Manuel de Araújo Freitas, Almiro Vasconcelos, Agrário Carvalho e outros o prefeito Joselito Amorim passa o poder para o presidente da câmara, Paulo Cordeiro, que fica no cargo até o dia 22. .

1967 - A Câmara aprova e o prefeito João Durval (foto)sanciona a Lei nº 530 considerando de Utilidade Pública a Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, secção de Feira de Santana, entidade fundada nesta cidade em abril de 1966.

1976 – O prefeito José Falcão (foto) instituiu o “São João de São José”. Na entrada do distrito uma placa de zinco sugere: “Entre. Venha ver como é bonito o São João de São José”. Morre o ex-vereador e ex-deputado Áureo de Oliveira Filho

1979 – Três meses depois da volta de ACM ao Governo do Estado novamente biônico, o prefeito Colbert Martins (foto) pede audiência. Acompanhado de Celso Daltro, Adilson Simas e Celso Pereira, na terça-feira, 12, entrega ao governador as prioridades da cidade.

1980 – Edival Souza é o primeiro radialista a receber da Câmara de Vereadores a Comenda Maria Quitéria. A sessão especial das mais concorridas, marca também os 30 anos de profissão de Edival, que iniciou no rádio em 1950. A iniciativa foi do vereador Carlos Coelho (foto)

1984 – Aberto no Cine Teatro Íris o “Projeto Pixinguinha” instituído pelo governo do Estado. No primeiro dia, além de Rá Nascimento (foto) como “prata da casa”, as presenças da dupla Sá e Guarabira e mais o goiano Itamar Correia.

1988 – Modezil Cerqueira (foto) inaugura a Tv Subaé. Na solenidade a presença do diretor de Afiliadas da Rede Globo de Televisão, Evandro do Carmo Guimarães, representando o jornalista Roberto Marinho, presidente das Organizações Globo.

1995 – Dentro das comemorações dos festejos juninos o Clube de Campo Cajueiro revive seus tempos de glória, brindando o quadro social com uma apresentação arrasadora da cantora Elba Ramalho (foto).

2000 – O PFL faz convenção na Estação da Musica e homologa a candidatura de José Ronaldo (foto). Na edição 64 a “Tribuna” transcreve esta frase de ACM: “José Ronaldo eleito vai processar e mandar para a cadeia os ladrões que roubam o dinheiro público”.

E NO MAIS, em 2006 a cidade perde três ilustres personalidades: o radialista e ex-vereador Dourival Oliveira (foto), o advogado e servidor fazendário do Estado, Neldo Menezes e a odontóloga Maria de Lourdes Cunha Gomes Suzart, que se destacou nas ações sociais.
... que no mesmo tempo começa a receber obras de infraestrutura - Posto Osvaldo Pirajá, Escola Valdmiro Brito, rede elétrica, pavimentação da Macário Barreto, implantação da praçinha com parque de diversões e o mercado que um quarto de século depois o ex-prefeito José Ronaldo reformaria adaptando aos novos tempo, com o projeto priorizando a cobertura do prédio.

3 comentários:

  1. Sr. Simas,
    obrigada pela lembrançado meu pai como notável ausência da sua vida em 2006. Sou filha de Neldo menezes.
    E já se vão 3 anos de muitas saudades. Sempre.
    Um abraço fraterno, Sue Menezes.

    ResponderExcluir
  2. Sr. Simas,

    Sou neto do João Bulhões (1958).

    Com a internet e graças as pesquisas como a sua conseguimos manter e conhecer a nossa história.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Eu sou tataraneto de Macário Barreto e bisneto de Possidônio Barreto, vendo essas fotos vejo que minha família tem muito que se orgulhar, doando terrenos da capela e da Praça para o desenvolvimento do que hoje é Feira de Santana e o Tomba

    ResponderExcluir