terça-feira, 30 de junho de 2009

O VEREADOR GETULIO BARBOSA, A GRIPE SUÍNA E A OMISSÃO MUNICIPAL

O vereador Getulio Barbosa subiu a tribuna e tratou de um tema que está realmente na “ordem do dia”: Disse que como médico estava preocupado como o fato da prefeitura ainda não ter alertado a população sobre o vírus AH1N1, chamado gripe suína. Governista com linha independente, o médico verador é membro da Comissão de Saúde da Câmara.

Segue o texto da Ascom:
Vereador lamenta falta de informação para lidar com gripe suína no município

“A minha preocupação, como médico e membro da Comissão de Saúde, é que a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, ela não se alertou, não partiu na frente ainda no sentido de criar um boletim informativo sobre o vírus A-H1N1, chamado gripe suína, explicando as características dessa doença para que a população feirense e os profissionais da área tomem as precauções necessárias”. Este foi o alerta do vereador Getúlio Barbosa (PP), aos órgãos competentes de Saúde, hoje (29), em seu discurso proferido na sessão da Casa da Cidadania.

De acordo com vereador, o vírus A-H1N1 está se alastrando no mundo inteiro. No Brasil já teve vários casos de pessoas infectadas, inclusive houve morte em decorrência da doença. Para Getúlio, a população de Feira de Santana e os profissionais de saúde têm que está bem informados e preparados para lidar com esse vírus, principalmente porque existe uma circulação de pessoas muito grande no município.

Conforme Getúlio pode haver casos de pessoas infectadas na cidade. “Eu posso até adiantar que já tem um caso suspeito, o paciente se encontra na sua residência, ele apresenta uma síndrome viral aguda, supostamente causada mediante um contato com um norte-americano em Curitiba. No entanto, já foi colhido todo material, a Vigilância Epidemiológica do Estado que foi consultada para esse processo. A Vigilância Epidemiológica do Município falhou porque não se preparou para esse problema”.

Diante dessa situação, Getúlio cobrou mais agilidade por parte da Secretaria Municipal de Saúde. “Eu sugiro aqui que o secretário de Saúde tome a frente, faça essa informação, convoque os médicos dos setores público e privado para fazer uma educação médica continuada, o mais urgente possível, para explicar além da sintomatologia como se conduzir com a epidemiologia e como se conduzir para dar o diagnóstico”.

Segundo o vereador, uma das preocupações das autoridades de Saúde é a mutação do vírus que pode surgir com o uso não criterioso do antiviral. “Se as pessoas usarem o antiviral indiscriminadamente, de forma imprópria, o vírus pode mudar sua característica e ficar resistente ao medicamento”, alertou Getúlio.

Em consonância com o discurso de Getúlio, o vereador Carlos Alberto, o Frei Cal (PMDB), disse que é importante que o secretário esteja atento, que faça esse trabalho preventivo. “O Governo Federal, através do ministro Temporão tem tido essa preocupação, é necessário que os Estados e Municípios, mediante as Secretárias de Saúde, desenvolvam ações que tragam mais segurança à população, principalmente porque a gripe suína pode levar um paciente a óbito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário