terça-feira, 16 de junho de 2009

ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL ELEGEM NOVOS DIRETORES NESTA QUARTA-FEIRA


Reivindicação da APLB no tempo de Eduardo Miranda, o projeto foi enviado a câmara em 1988 pelo prefeito José Falcão. Mas a lei só foi sancionada no ano seguinte pelo prefeito Colbert Martins que no mesmo ato anunciou a regulamentação e fixou eleições já.

Segue texto da SECOM
Comissão Eleitoral Central coordena processo nesta quarta-feira
Professores, funcionários e estudantes da rede municipal têm nesta quarta-feira (17), a oportunidade de exercer o mais emblemático direito da democracia: pelo voto direto vão eleger os novos diretores das escolas. A eleição acontece das 8 às 15 horas, nas unidades que funcionam no diurno, e até as 21 horas naquelas cujas atividades incluem o noturno.
Ao todo, 102 escolas realizam o pleito, que é válido para o biênio 2009 a 2011. Há casos específicos de unidades que não participarão da eleição - na maioria das vezes, porque não houve inscrição de chapa. Outra razão está relacionada ao não atendimento de pré-requisitos legais para a realização do pleito. “São casos isolados”, explica o secretário de Educação, José Raimundo de Azevêdo.
Podem votar todos os professores e funcionários lotados na escola, um estudante e um pai de aluno, para cada turma. Os estudantes foram eleitos pelos próprios colegas.
Cada escola terá sua própria urna. Todo o processo é acompanhado em cada unidade por uma junta eleitoral, organizada pela Secretaria de Educação e composta por um estudante e quatro servidores da própria unidade - dois professores e dois funcionários.
Entre outras responsabilidades, cabe à junta acompanhar e fiscalizar a eleição. Ao término da votação, deve apurar os votos e encaminhar todo o material à secretaria, e informar oficialmente o resultado do pleito.
Foi criada também a Comissão Eleitoral Central, cuja finalidade é coordenar todo o processo. Além de membros da Secretaria e da Procuradoria Geral do Município, a comissão é integrada também por representantes da APLB-Sindicato, Casa do Estudante e das Associações de Pais e Mestres das escolas municipais.
MEMÓRIA

"As escolas municipais , com mais de tres salas de aula, escolhem hoje os diritores e vice, no primeiro pleito direto desta natureza realizado na Bahia. Apesar do ineditismo do fato, poucas escolas têm mais de uma chapa concorrendo" (Jornal FEIRA HOJE de sábado 13 de maio de 1989)

Nenhum comentário:

Postar um comentário