Em meio a carros e motos, a
ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Feira de Santana
(SAMU) enfrenta o trânsito para socorrer os pacientes com maior agilidade. O
que pouca gente sabe é que nem sempre para realizar o atendimento é necessário
se deslocar. Ligando para o 192, a população pode acionar órgão e seguir as
instruções do médico do outro lado da linha.
Somente entre janeiro e novembro
deste ano, o órgão realizou 17.671 atendimentos por telefone em casos de
urgência e emergência. Os atendentes fazem a triagem com perguntas básicas
e em seguida direcionam a ligação para o médico regulador que avalia a
necessidade de enviar uma ambulância.
De acordo com a coordenadora do
SAMU, Maiza Macedo, todo o procedimento segue as orientações do Ministério da
Saúde.
“Os questionamentos são
importantes para conhecer a gravidade do caso. Desde informações básicas até
mais detalhes para entender o cenário do acidente, quantas vítimas são, idade e
afins”, explica Maiza Macedo.
Entre os atendimentos
classificados como urgência e emergência estão: ocorrência de problemas
cardiorrespiratórios; intoxicação exógena e envenenamento; queimaduras graves;
crises convulsivas; acidentes/traumas com vítimas; e tentativa de suicídio.
Mais.
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