sábado, 8 de setembro de 2018

UMA QUADRA NOBRE DA CIDADE


IMAGEM DO TEMPO
Em 1997 José Falcão introduziu grandes melhorias na Praça Mons Galvão.
Em 2015 José Ronaldo introduziu grandes melhorias na Praça Padre Ovídio.
Entretanto, Newton Falcão (1971) e Colbert Martins (1991) foram os que deixaram as maiores marcas em tão importante quadra da cidade.

Em 1971 Newton deu nova 'roupagem' a estátua secular, plantou as grandes árvores hoje existentes, a iluminou com os lampiões dos tempos idos, criou um conjunto de sanitários sob o palco edificado e deu aos poetas e trovadores a chamada "Fonte Luminosa".
Zeloso com sua cidade, na implantação da fonte Newton aproveitou, depois de recuperados, os mesmos equipamentos que o prefeito Chico Pinto (1963) utilizaria para idêntica obra no cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria (hoje Praça da Integração).
Na época os adversários espalharam que os equipamentos no buraco da fonte iniciada, eram armas com as quais Pinto resistiria ao golpe de 64.

Em 1991, Colbert  implantou o chamado "Acesso Sul" (foto).
Além de novos passeios, drenagem  e arborização, dotou a Praça Padre Ovídio  de acesso duplo e sinalizações horizontal e vertical e moderna iluminação.
Ao criar o "Acesso Sul" com reflexos positivos na Praça Padre Ovídio, Colbert transformou em pista dupla a Rua Padre Mário Pessoa a partir da Avenida Senhor dos Passos até a Rua Floriano Peixoto, no Marajó, o que implicou em muitas desapropriações, inclusive no Asilo de Lourdes, que ganhou o atual auditório.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário