sexta-feira, 18 de julho de 2014

PESQUISA GLOBO-DATAFOLHA E A IGUALDADE ENTRE DIFERENTES

Por Sergio Saraiva

Dilma pode ganhar já no 1º turno, mas se não ganhar, pode dar Aécio no 2º turno ou Eduardo Campos ou até Dilma mesmo.
Se essa conclusão é meio, digamos assim, inconclusa, é porque a pesquisa Globo-Datafolha de 17/07/2014 para as eleições presidenciais traz uma contradição em si. E um hiato não explicado entre os gráficos de inteção de votos do primeiro e do segundo turno que acaba por descrever a situação proposta acima.
Dilma ganha no 1º turno.
Já de algum tempo percebe-se uma estabilização nas intenções de voto para as eleições presidenciais de 2014. Dilma com algo em torno de 37%, Aécio 20%, Eduardo Campos próximo de 10% e Pastor Everaldo consistentemente em torno de 4%.
Basta reparar no ângulo da reta que resolve os pontos.
Isso daria a vitória a Dilma já no primeiro turno das eleições. O empate técnico - Dilma 36% X Todos os outros 36% - é na verdade um ruído estatístico provocado pela presença de 7 candidatos nanicos, com 5 deles pontuando. Na campanha eleitoral não serão sequer notados, dado o tempo exíguo de televisão que terão.
Há aqui um dado relevante. Existem 3 estratos diferentes nesses dados. O percentual de Dilma é praticamente 60% maior do que o de Aécio, o de Aécio é mais que o dobro do de Eduardo Campos. De Eduardo Campos para baixo, os valores são pequenos demais para serem distintos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário