sexta-feira, 11 de julho de 2014

BANDO ANUNCIADOR JÁ TEM RAINHA E PRINCESAS

Cortejo sai às 7h de domingo

 Tudo pronto para mais uma edição do Bando Anunciador da Festa de Senhora Santana, evento que acontece na manhã deste domingo (13), a partir das 7h, com saída do cortejo do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). Na noite dessa quinta-feira (10), após debate sobre a história dessa tradição popular, foram escolhidas a rainha e as princesas do Bando, no Teatro do Cuca.
Quinze candidatas disputaram o título. O jurado composto pelas jornalistas Madalena Braga e Socorro Pitombo, pelos colunistas sociais Ailton Pitombo e Christy Hellmann e pelo promotor de eventos Edinho Santana, avaliou quesitos como postura e presença de palco, evolução e coreografia, animação e vestuário.
A rainha do Bando Anunciador 2014, Rozeli Mabel Alves Cerqueira, representa os moradores do bairro Olhos d’Água, que tradicionalmente participam da festa. Foram eleitas também duas princesas: Margarida dos Reis Gonzaga, aposentada  que mostrou muita disposição, e Isamara Costa Souza, que é professora.
            Durante o evento também foi realizada exposição fotográfica com imagens do Bando Anunciador, registradas por George Lima, Beto Souza, Aldo Lima e Juraci Dórea. O público assistiu e participou de mesa redonda com a presença do reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, José Carlos Barreto, do secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista, e do professor universitário Diego Carvalho Correa.
Resgate
O Bando Anunciador da Festa de Santana é organizado desde 2007 pela Uefs, através do Cuca, e resgata a tradição popular das homenagens à padroeira de Feira de Santana, Senhora Santana, extinta pela Igreja Católica em 1987.
Qualquer pessoa pode participar e muitas delas vão fantasiadas, representando bairros, povoados e até grupos de outros municípios. A saída é da rua Conselheiro Franco, em frente o Cuca. O cortejo passa pela praça da Bandeira, rua Marechal Deodoro e Beco do Mocó. O desfile termina na praça da Matriz. (Fotos Bernardo Bezerra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário