quarta-feira, 2 de julho de 2014

A “PLUTOCRACIA PAULISTA” NO PSDB

De O Globo
Modelo paulista das escolhas do PSDB dificulta alianças, dizem especialistas
Escolha do tucano Aloysio Nunes na chapa de Aécio Neves evidencia dificuldade de diálogo do partido fora do eixo Sul-Sudeste na visão de analistas políticos

RENATO ONOFRE

 SÃO PAULO - Com o anúncio de que o senador tucano Aloysio Nunes será o vice na chapa do mineiro Aécio Neves à presidência, o PSDB colocou fim especulações políticas sobre o nome e revelou, mais uma vez, a dificuldade do partido em formar alianças eleitorais desde o fim do antigo PFL. Analistas políticos ouvidos pelo GLOBO apontam o modelo "oligárquico" e extremamente paulista da escolha do rumo do partido - e dos presidenciáveis - nos últimos 20 anos isolou a legenda fora do estado como o principal motivo das dificuldades na escolha do vice.

- O PSDB perdeu voz fora do eixo Sul-Sudeste com o enfraquecimento do DEM (ex-PFL). Se isolou e enfrenta um processo de esgotamento de quadros políticos que o PT também enfrenta, mas ainda mantém a figura do ex-presidente Lula. Esse isolamento levou a aristocratização da elite paulista tucana que inviabilizou novas alianças - afirmou o cientista político e professor de História Contemporânea da Universidade Federal Fluminense (UFF), Daniel Aarão Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário