domingo, 3 de novembro de 2013

VEJA E GLOBO INFLARAM MENTIRA DE EIKE A INCAUTOS

Manchete principal da Folha deste domingo revela que, em 2012, Eike Batista divulgava a seus acionistas que poderia retirar 1,8 bilhão de barris de seus poços de petróleo já ciente de que o volume máximo não seria superior a 315 milhões; naquele mesmo ano, dois jornalistas, os colunistas Lauro Jardim, de Veja, e Ancelmo Gois, do Globo, inflavam a fantasia; Lauro dizia até que o petróleo de Eike viria de águas rasas, sendo moleza para extrair; Ancelmo adulava o então bilionário, a quem chama de "Eike Sempre Ele Batista", todos os dias; também em 2012, Veja publicou a famosa capa "Eike Xiaoping", quando melhor seria Eike Xingling
247 - Eike Batista mentiu a seus investidores. De acordo com reportagem principal da Folha de S. Paulo deste domingo (leia aqui), declarou ao mercado que poderia extrair 1,8 bilhão de barris dos seus poços de petróleo, quando auditorias internas da OGX já indicavam que o volume máximo seria de, no máximo, 315 milhões de barris – e ainda assim com riscos geológicos tremendos, dada a distância e a profundidade dos poços.
Divulgar informações falsas ao mercado de capitais é crime. Em países desenvolvidos, gera implicações criminais, podendo levar os responsáveis, inclusive, à prisão. Especialmente porque esse tipo de fraude é capaz de arruinar famílias. As ações de Eike, que chegaram a ser negociadas a mais de 20 reais, na semana passada eram cotadas a 13 centavos.
Eike, no entanto, não estava sozinho. Em sua saga empresarial, ele contou com dois aliados de peso na mídia. Nada menos que os principais colunistas do Rio de Janeiro: Lauro Jardim, de Veja, e Ancelmo Gois, do Globo. Ambos ajudaram a amplificar a fantasia do empresário.
Em janeiro de 2012, Lauro Jardim publicou uma nota que falava em 2 bilhões de barris e dizia até que o petróleo estava nas águas rasas de Paraty – ou seja, seria moleza extrai-lo. AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário