terça-feira, 19 de novembro de 2013

MATEUS SOLANO: UM MOMENTO MÁGICO NA TV BRASILEIRA

Por Daniel Taubkin, pelo Facebook
Pausa. Brasil. 21 horas. Telenovela "Amor à Vida"- Rede Globo- Rio de Janeiro. Autor- Walcir Carrasco. Diretores- Mauro Mendonça Filho & Wolf Maia. 

Hoje assisti à um dos mais brilhantes momentos da pioneira, singular & inigualavel teledramaturgia brazyleira. Quase uma hora de pura arte teatral. Não há um único segundo que não tenha sido de se aplaudir, de se regojizar, de se orgulhar, de se emocionar, de se surpreender, culminando com uma cena que envolveu, entre outros & não posso deixar de citar- a equipe "bastidora", semente & raiz (autor, diretores, fotografos, iluminadorres, cenografos, enfim toda a equipe tecnica), teve a brilhante participação de alguns dos mestres absolutos não só do nosso cine-tele-teatro, mas tão relevantes & formidaveis como quaisquer outros grandes atores da cena mundial, do cinema, teatro ou televisão, como o são Antonio Fagundes, Suzana Vieira, Elisabeth Savala & Natalia Timberg.

Mas aqui quero prestar minha homenagem, meu respeito, admiração & reverencia ao personagem mais impactante & genial desse raro & magico momento televisivo da Grande Arte de Representar, a que tive o privilégio de assistir na noite de hoje: O JOVEM ATOR BRAZYLEIRO, MATEUS SOLANO. Deu um show de interpretação, como poucos a que pude assistir recentemente, seja no cinema, no teatro ou na televisão ocidentais. Merecia todos os premios possiveis em qualquer um dos mais importantes festivais & academias da cena de encenação dramatica, em qualquer midia, do mundo inteiro. Extraordinario. Um genio absoluto. Mas casa de ferreiro...
Foi de tirar fôlego a cena em que o grande segredo do passado de Félix (Mateus Solano) acabou revelado diante de toda a família Khoury. O vilão teve o passo a passo de seus atos atrozes destrinchados, provocando a ira eterna de Paloma (Paolla Oliveira), que voou para cima do irmão com unhas e dentes. Também pudera, não? O canalha jogou Paulinha (Klara Castanho) em uma caçamba de lixo quando ela era ainda uma recém-nascida! Crápula! Mas aqui se faz, aqui se paga! E Paloma não deixou barato...
Para Mateus Solano, as gravações foram bem quentes, de fato. “Foi intenso para burro! Graças a Deus, estava lá o Maurinho (Mendonça Filho, diretor geral), que, desde o primeiro capítulo, é a pessoa que dá a cara à novela junto com o Wolf (Maya, diretor de núcleo). E foi muito bacana, porque ele nos deu uma liberdade sem igual para gravar a cena. Tiraram todos os móveis que poderiam atrapalhar, tudo que poderia quebrar por ali e a gente pôde andar e fazer o que aconteceu depois da grande revelação que desmascarou o Félix. Ele (Maurinho) ainda me deixou ao lado de um lugar em que eu poderia quebrar o que quiser durante a explosão do personagem”, aponta.
E toda essa liberdade ajudou muito os atores na hora da gravação da briga. Ao lado de Paolla Oliveira, Mateus Solano protagonizou uma das cenas mais fortes da novela até o momento. O intérprete de Félix saiu do estúdio realizado pelo resultado do trabalho. “Tanto eu quanto a Paolla tivemos liberdade e nossa grande responsabilidade era trazer a intensidade, a força e a lembrança do primeiro capítulo, que traz a maldade do ato do Félix de ter jogado a criança em uma caçamba de lixo. É um crime que foi prescrito porque passaram-se 12 anos, mas não deixa de ser hediondo por conta desse ato tão desumano. Então, foi pancada! Fiquei muito feliz por ter tido a oportunidade de fazer”, afirma.

Será que Félix vai atingir o fundo do poço depois dessa revelação? E o que o espera lá? Descubra nos próximos capítulos de Amor à Vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário