terça-feira, 26 de novembro de 2013

JAGUARA - PEGA DE BOI NO MATO ATRAIU DEZENAS DE VAQUEIROS

Capturar o gado no matagal é uma atividade corriqueira do vaqueiro de ofício. A prática comum na lida diária virou uma competição na Fazenda Lagoa do Curral, distrito de Jaguara, no último domingo, 24. A I Pega de Boi no Mato reuniu dezenas de vaqueiros do distrito e inclusive de outras cidades.
Duas novilhas foram soltas e os vaqueiros partiram na disputa para ver quem as capturava mais rápido. Os vencedores foram premiados com os respectivos animais. O administrador do distrito de Jaguara e um dos organizadores do evento, Silvio Kleber Santiago Lima, observa que o principal objetivo foi homenagear o vaqueiro através do resgate cultural.
“Vale ressaltar que tivemos uma boa participação, principalmente de vaqueiros de ofício, aqueles que lidam com o gado todos os dias. Tivemos participantes de Anguera, Serra Preta, Tanquinho, além de visitantes de Simões Filho e Salvador, que tiveram a oportunidade de conhecer a nossa cultura”, aponta.

A expectativa é consolidar o evento na região. “Estamos planejando realizar novamente no período do Carnaval, com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, e fazer desse evento uma referência no que diz respeito a manter viva a tradição do vaqueiro”, completa Silvio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário