terça-feira, 5 de novembro de 2013

DILMA SE APROXIMA MAIS DE WAGNER E MINA GABRIELLI

Gesto da presidente de acolher o preferido de Jaques Wagner para tentar lhe suceder em 2014 é visto como sinal da missão que o governador da Bahia terá na sua campanha de reeleição; ele ganha mais peso no cenário nacional com a responsabilidade de manter vantagem da presidente em seu estado, que detém o terceiro maior colégio eleitoral do País e que deu a maior vitória ao PT em 2010; em sinal de gratidão, Dilma Rousseff ajuda Wagner na árdua missão de convencer os petistas a aceitarem Rui Costa como candidato a governador; e até já está tentando convencer o ex-presidente Lula a desistir de Gabrielli
5 DE NOVEMBRO DE 2013 ÀS 12:20
Bahia 247 - A presidente Dilma Rousseff vem dando sinais de que o governador da Bahia estará mais próximo de seu governo em um possível segundo mandato. Antes de se eleger em 2006, Jaques Wagner era ministro do Trabalho de Lula e há forte tendência de que ele volte a comandar uma pasta de peso na Esplanada dos Ministérios se Dilma for reeleita.
De certo, já se sabe pelo PT e pela própria presidente que o amigo e correligionário terá empenho quase total em sua campanha. Afinal, a Bahia é o estado responsável pela maior vitória de Dilma em 2010 e quanto a Wagner, ele carrega na bagagem a derrota do carlismo em 2006 no primeiro turno e a reeleição em 2010, também no primeiro turno, com quase 73% dos votos válidos. Resumindo, Jaques, como a presidente lhe chama, será protagonista na corrida presidencial mais uma vez.
E o governador ganhou aliada de peso para a missão de convencer os petistas, inclusive o ex-presidente Lula, a aceitar o chefe da Casa Civil da Bahia, Rui Costa, para representar o PT na disputa pela sua sucessão em 2014. Em companhia de Rui em segundo evento importante no estado, na inauguração da Via Expressa Baía de Todos os Santos, na última sexta-feira (1), Dilma teria saído convencida em definitivo de que Jaques fez a escolha certa.
Segundo Felipe Patury, colunista de Epoca.com, a presidente teria dito a Lula que Rui Costa reúne as capacidades para tentar manter o governo petista que já dura oito anos no quarto maior estado do País. Se o colunista estiver certo, o ex-presidente da Petrobras e atual secretário do Planejamento do Estado, José Sérgio Gabrielli, está prestes a perder seu principal apoio na guerra interna do PT baiano, o amigo Lula. Abaixo, a nota de Patury.
Fritou no dendê: Dilma fala bem de Rui Costa para Lula
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou um encontro com sua sucessora, Dilma Rousseff, e o governador da Bahia, Jaques Wagner, para reclamar de Wagner. Queixou-se que ele indicara como sucessor Rui Costa, e não José Sérgio Gabrielli, favorito de Lula. Dilma discordou. "Rui é bom. Desenrolou a licitação do metrô de Salvador", disse. Falta saber se Dilma gosta mesmo de Rui ou só desgosta de Gabrielli. Comentários, aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário