Mapeamento começa a ser realizado nesta segunda-feira
Feira de Santana será uma das cidades que servirão de estudo de campo para o Projeto Erica. O Estudo de Risco Cardiovascular em Adolescentes (Erica) será desenvolvido em 54 cidades brasileiras, e tem como objetivo fazer um mapeamento dos fatores de risco de doenças cardiovasculares em adolescentes de 12 a 17 anos.
Na rede municipal de ensino, os alunos da Escola Municipal Joselito Amorim devem participar a partir desta segunda-feira (14). O estudo está sendo coordenado pela endocrinologista e professora adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Ana Maíra Oliveira.
De acordo com ela, o projeto contribui para realizar um mapeamento das pessoas que futuramente podem desenvolver doenças do coração. “Serão observados fatores como histórico familiar, obesidade, hipertensão, hábitos de vida e diabetes”, informou.
Ana Maíra acredita que este tipo de atitude ajuda no combate e tratamento. “A gente só pode prevenir a partir do momento que constate a sua presença”, pontuou. Alguns alunos passarão por exames de sangue para análise de glicose, taxas de colesterol e triglicérides.


Nenhum comentário:
Postar um comentário