quarta-feira, 27 de outubro de 2010

DILMA: OU BRASIL SEGUE EM FRENTE OU VAI SERRA ABAIXO



Em Josias de Souza
Na maratona em que se converteu a reta final da eleição, Dilma Rousseff percorreu três Estados do Nordeste nesta terça (26): Ceará, Pernambuco e Bahia.

É no Nordeste que Dilma amealha sua maior quantidade de votos. Ali, segundo o Datafolha, sua vantagem sobre Serra é de 37 pontos: 64% a 27%.

No périplo desta terça, Dilma não contou com a companhia do patrono Lula. Foi ciceroneada por governadores aliados, todos reeleitos no primeiro turno.

No Ceará, primeiro estágio da viagem, percorreu as ruas da capital, Fortaleza, em carro aberto. Ao seu lado, o governador Cid Gomes (PSB).

Deu-se em Pernambuco, segunda escala, a apoteose do dia. No Estado natal de Lula, Dilma mediu asfalto no município de Caruaru.

Ciceroneada pelo governador Eduardo Campos (PSB), a candidata entusiasmou-se com a multidão. E decidiu fazer um comício relâmpago ao final do percurso.

Despejou sobre o microfone uma provocação. Converteu o nome de seu oponente em acidente geográfico: "No dia 31, ou o Brasil segue em frente ou segue serra abaixo".

À noite, o jatinho particular que serve de meio de transporte a Dilma pousou em Vitória da Conquista (BA).

Trata-se da única cidade em toda a Bahia em que José Serra prevaleceu sobre ela no primeiro turno.

Serra, aliás, já passou pelo município. Realizou ali sua primeira viagem do segundo turno. Brincou com o nome da cidade. Disse: Vim buscar a “conquista da Vitória”.

Em comício ao lado do governador Jaques Wagner (PT), Dilma imitou o antagonista. Afirmou que foi à cidade para falar de “vitórias” e “conquistas”.

Embora ausente, Lula serviu-lhe de escora: “No próximo domingo, diante da urna, vão estar presentes em nossas cabeças...”

“...Todas as conquistas e vitórias dos últimos oito anos do presidente Lula”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário