quinta-feira, 1 de julho de 2010

ARTISTA INOVA TÉCNICA DE DA VINCI EM SUPERFÍCIE DE VIDRO

Foto: Edvan Barbosa - Ascom/Uefs
Com a utilização de uma técnica pioneira que dá nova roupagem ao “chiaroscuro” (palavra italiana para definir luz e sombra ou, mais literalmente, claro-escuro), o artista plástico feirense Neliuson Melo desperta a atenção de críticos e especialistas em Artes. O artista inovou a técnica do “chiaroscuro”, ao substituir em suas obras as tradicionais telas por superfícies de vidro.

Parte das obras está em exposição até 19 de julho, no hall do prédio da Reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), despertando olhares atentos de professores, alunos e visitantes.

O “chiaroscuro” é uma das estratégias inovadoras da pintura de Leonardo Da Vinci, pintor renascentista do século XV, junto ao sfumato (técnica de sombreamento). “O ‘chiaroscuro’, define os objetos representados sem usar linhas de contorno, apresentando apenas contraste entre as cores do objeto e do fundo, produzindo uma imagem em perspectiva”, explica Neliuson Melo.

Os contrastes que dão forma às imagens prendem a atenção do público pela sua simplicidade e, em algumas situações, permitem ambigüidade na sua interpretação, de maneira que proporcionam uma interação entre a obra e o apreciador.
Com informações de Everaldo Goes – Ascom/Uefs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário