sábado, 30 de janeiro de 2016

MUSEU REGIONAL DE FEIRA DE SANTANA

A edição especial da Revista Feira de Santana, edição de março de 1969, dedicada a divulgação da segunda mostra no Parque João Martins da Silva, destaca entre outros pontos da cidade, o Museu Regional como opção turística para os participantes da exposição de animais daquele ano. Vale a pena lembrar:

“Inaugurado em 26 de março de 1967, contou com a presença de destacadas figuras do mundo político e social brasileiro: Embaixador Assis Chateaubriand, Senhora Yolanda Penteado, Presidente da Campanha Nacional dos Museus Regionais; Sir John Russel, Embaixador da Grã-Bretanha;  Brigadeiro Faria Lima, Prefeito da Capital Paulista; Governador Lomanto Junior, Prefeito Joselito Amorim, Jornalista Odorico Tavares, dos Diários Associados; Di Cavalcante, João da Costa Falcão, presidente da Fundação do Museu Regional de Feira de Santana, além de várias autoridades e pessoas da sociedade feirense.

Foi o Embaixador Assis Chateaubriand o criador e fundador do Museu Regional de Feira de Santana.

O Governador Lomanto Junior atendendo o apelo do ‘Velho Capitão’, não poupou esforços para a execução do plano de dar a Feira de Santana o primeiro Museu Regional da Bahia e com o apoio do Prefeito Joselito Amorim que doou o prédio do antigo Ginásio Municipal, que foi adaptado pelos arquitetos Jader Tavares, Oton Gomes, Fernando Frank e Deocleciano Barreto, os quais em tempo recorde de 90  dias prepararam o velho  Solar para abrigar peças valiosas de Arte Regional, Nacional e Internacional.

O acervo do Museu Regional, conta em sua Sala Inglesa com telas de vários artistas britânicos como John Piper, Grahan Suterland e muitos outros. Na Sala Nacional, Ademir Martins se faz presente com seu “Vaqueiro”, Manezinho Araujo com a “Feira do Nordeste”, Vicente Rêgo, Manebu Mabe, Francisco Stokinger e Tomie Otake.

Na sala dos Artistas Baianos figuram  trabalhos de Mario Cravo Junior,  Carlos  Bastos com seu “Auto Retrato com amigos”, Rescala, Emanuel Araujo, Jenner Augusto e Sônia Castro.
A Arte Feirense está muito bem representada no Museu pelos seus jovens pintores e escultores Francisco Liberato, Juracy Dorea, Carlo Barbosa, Edelvis, Jarionilton, Aderbal Moura, Eliberto Lisboa Falcão e Charles Albert. A cerâmica é arte popular e tem a sua posição de destaque com originais peças de barros.

O Museu Regional tem sua grande atração na Sala do Artesanato de Couro, que além das peças de couro das vestimentas do vaqueiro da região, conta com preciosidades do Ceará, Piaui, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraiba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Sul; nesta sala, com motivos pecuaristas estão expostos várias obras dos artistas Poty, Caribé, Djanira, Mário Cravo, Henrique Oswald.

O saudoso pintor feirense Raimundo de Oliveira em homenagem póstuma é sala.
A Fundação do Museu Regional de Feira tem patrocinado exposições de artistas regionais procurando assim aumentar o acervo da entidade.

Museu Regional de Feira de Santana
Artes Modernas e Artesanatos
Rua Geminiano Costa, 41
VISITAS: diariamente das 14:00 às 18:00 horas
(Adilson Simas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário