domingo, 28 de fevereiro de 2010

TÚNEL DO TEMPO DOMINICAL



Cine Santana
FEVEREIRO NESTA CIDADE

1945 – Grande publico comparece ao Cine Teatro Santana onde o Feira Tênis Clube promove o “Festival de Arte” com a participação do músico Gerson Simões Dias (foto), a soprano Áurea Figueiredo e o tenor Otávio Santos.

1958 – Lançada a Pedra Fundamental do IAPC, que virou INPS (foto). Localizado na Rua Sales Barbosa, frente para a Praça Bernardino Bahia, passa a ser o maior edifício da cidade. No ato Eraldo Lemos, presidente da instituição.

1958 – Com 375 cadeiras é inaugurado na Rua Castro Alves o Cine Madrid, da firma M.Muniz. Depois do ato solene é exibido o filme “Bem no meu coração”, adquirido junto à Companhia Metro.

1967 – Inaugurado o Parque de Exposições de Feira de Santana, obra conjunta da Prefeitura com a Associação Rural. O ato trás a cidade o governador Lomanto Junior (foto) que preside a 1ª Expofeira aberta no mesmo dia.

1968 – Sexta-feira, 18, Alceu Nunes Fonseca inaugura a Rádio Carioca de Feira, como slogan “músicas, hora certa e notícias”. Adquirida anos depois pelo Grupo Pazzi de Comunicação passsa a ser denominada Rádio Povo.

1969 – Osvaldo Brasileiro (foto), Monteiro Filho, Oydema Ferreira, Helder Alencar, Marcelo Carvalho, Nilson Falcão, Aloísio Albuquerque e outros fundam o “Jovem Flu”, grupo importante nos tempos de glorias do Fluminense de Feira.

1971- Inaugurado o Sistema de Abastecimento de Água do Paraguaçu pelo Ministro do Interior Costa Cavalcanti e o Governado Luiz Viana Filho. No palanque, entre as autoridades locais, o prefeito Newton da Costa Falcão (foto).
1973 – Eleito pelo MDB, o advogado e ex-vereador José Falcão da Silva assume a Prefeitura substituindo Newton da Costa Falcão, da Arena. Falcão voltaria ao poder em 1983 pelo PDS e em 1997, pelo PPB.
1978 – A cidade perde três figuras ilustres: João Marinho Gomes, que dirigiu a Mesa de Rendas, e Pedro Matos, fundador da Rádio Sociedade e dos jornais “A Gazeta” e “Correio Feirense” e o cineasta Olney São Paulo (foto)

1979 – Primeiro reitor da Uefs, Geraldo Leite (foto) renuncia a fundação e a reitoria, antes da posse de ACM, de novo governador. Até a indicação de José Maria Nunes Marques, o conselheiro Waldir Pitombo, responde pela reitoria.

1984 - Iniciado desmatamento de uma área superior a 2 mil metros de extensão por 200 de largura em Jaíba, para a construção do aeroporto da cidade, batizado
com o nome do governador João Durval.

1985 Acompanhado do governador João Durval, o ministro dos Transportes, Cloraldino Severo (foto) inaugura os 72 quilômetros da ultima etapa da duplicação da rodovia Feira-Salvador. A primeira etapa, de Salvador a Cova do Defunto, foi iniciada em 1970.

1986 – Com a presença do candidato a governador Josaphat Marinho, o prefeito José Falcão (foto) inaugura várias melhorias introduzidas no Centro do Abastecimento. As obras envolveram cerca de 10 milhões de cruzeiros.

1990 – Participando da Prova Eliminatória da I Travessia Internacional da Bahia de Todos os Santos, 14 atletas do Feira Tênis Clube são classificados para a Travessia Mar Grande – Salvador.

1991 – Iniciada no Governo Waldir Pires, o Governador Nilo Coelho inaugura em São José a Escola Agrotecnica Francisco Martins da Silva. O nome faz homenagem ao líder pessedista pai do prefeito Colbert Martins (foto), que reivindicou da obra.
1993 – O prefeito João Durval Carneiro (foto)assina decreto extinguindo a zona azul, criada durante a segundo governo do prefeito José Falcão, que entregou seu comando a Associação Comercial.

1995 O cantor Roberto Carlos volta a Feira de Santana. O show com o título “Luz” é iniciado às 21 horas do dia 5 no estádio municipal Jóia da Princesa, que logo cedo começa a receber os fãs do rei, muitos vindos de cidades distantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário