quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

COMO ESTUPRAR A NOTÍCIA À LUZ DO DIA

Do Portal do Nassif

Como estuprar a notícia à luz do dia


Havia um padrão histórico de manipulação jornalística. Tem-se um fato qualquer, verdadeiro.

Em cima dele cria-se uma denúncia, infundada. Recebe-se o desmentido, detalhado. Publica-se um resumo, sem destaque. E repercute-se a denúncia, como se não tivesse havido a explicação.

Esse modelo de manipulação funcionava antes do advento da blogosfera. Hoje em dia, é desmascarado em pouco tempo e reflete-se em perdas terríveis para a credibilidade do órgão manipulador.
O comentário abaixo mostra isso:

1. A Receita tomou uma deliberação não-sigilosa, uma norma operacional de centralizar informações de grandes contribuintes, para melhorar o trabalho de inteligência tributária.
2. A lógica da Receita é parte de qualquer manual de estratégia de fiscalização: o trabalho de inteligência tributária é maximizado quando focado nos grandes contribuintes
3. A genialidade analítica da Folha transformou um princípio comezinho de inteligência tributária no seguinte samba do auditor maluco. a. A medida se refere a grandes contribuintes. b. Grabndes contribuintes são também grandes financiadores de campanha. c. Logo, a medida destina-se a beneficiar grandes financiadores de campanhas políticas.
4. Aí a Receita respondeu explicando que não blindou ninguém, que o fato de se centralizar as informações sobre os grandes contribuintes não impede nenhuma delegacia de investigá-los. Em vão. A resposta do jornalista rebate apenas um dado irrelevante da resposta: a de que a medida vigorará a partir deste ano.
5. No dia seguinte, editorial do jornal desancando a Receita por um escândalo que só estava na cabeça do jornal.
O comentarista – que apropriadamente se assina “nonsense” – traz todos os elementos que mostram esse jogo.

Por nonsense
Nassif, hoje me deparei com o editorial da Folha – “Receita politizada” (item 1) decorrente de notícia falaciosa do dia 21/02/2010 (item 2) onde diz que em 2010 a Receita Federal não vai fiscalizar os grandes contribuintes..

O desmentido da Receita consta no painel do leitor de hoje (23/02/2010, item 3). Além do editorial não levar em conta o desmentido da Receita, a Folha manipulou (alterou) o desmentido da Receita cuja integralidade está transcrito no item 4...

1 – Editorial da Folha, 23/02/2010:

“Receita politizada.“T ÊM SIDO frequentes e marcadas por perigosa politização as ingerências do governo Luiz Inácio Lula da Silva na Receita Federal. É preocupante que um órgão a ser pautado por isenção e rigor técnico envolva-se em disputas públicas, acusações de atuação enviesada e manipulação partidária.
Leia mais »

Nenhum comentário:

Postar um comentário