segunda-feira, 30 de setembro de 2019

OS BAJULADORES NÃO CONSEGUEM ENTENDER A ALTIVEZ


Por Fernando Brito

Os sites da direita estão cheios – e logo a grande mídia estará também – de opiniões de “especialistas” dizendo que Lula não pode recusar o regime semiaberto.

Dupla bobagem.

A primeira, jurídica: o regime semiaberto é condicional, não o de ampla liberdade. Basta não aceitar as condições – a tornozeleira eletrônica, por exemplo – que ele deixa de existir. Ponto final.

A segunda, política: Lula estaria, com isso, atenuando as culpas da Lava Jato em seu processo, pois o lavajatismo alega que isso é a prova de não se lhe negam direitos comuns a outros presos.

Não, Lula não é um preso comum, porque não há crime de corrupção ou de lavagem de dinheiro que se possa provar contra ele: foi julgado por atos indeterminados e porque, alegou-se, era o mantenedor de esquemas de corrupção na Petrobras que nenhum dos corruptos – e confessos – teve como afirmar que aproveitavam ao ex-presidente.

O crime que Lula cometeu é o de estar disposto e em condições de vencer as eleições.

Mas se dele conseguiram tirar as condições legais de voltar à direção do país, às condições políticas não conseguiram.

Preso há um ano e meio, com tudo o que lhe fazem os três poderes da República e o poder imperial da mídia ele segue sendo o centro do processo político.

E dele não sairá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário