segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

ARTIGO RELEMBRA TRAJETÓRIA DA EDELVIRA OLIVEIRA, A PROFESSORA CATUCA


Citada como “reserva moral da sociedade feirense” o jornal “Folha do Norte” na sua edição nº 2.801, de sábado, 29 de dezembro de 1962, a ultima do ano, registra na primeira página o falecimento da professora Edelvira Oliveira, irmã de Áureo Filho, e que deixou viúvo Armando Oliveira. Passados 56 anos, vale a pena, através artigo do sobrinho Evandro Oliveira, lembrar um pouco da mestra Catuca, como era carinhosamente chamada. (Adilson Simas)

LEMBRANÇAS DA PROFESSORA CATUCA

Minha Tia Catuca foi a maior referência como educadora durante minha infância e mocidade, eu tinha a maior admiração, por este motivo guardei muitos casos de sua peculiar forma de interação com as famílias dos alunos, professores e funcionários do Santanópolis.

Catuca, juntamente com Hermengarda eram irmãs de meu pai, e, como todos em volta dele se engajaram de uma forma ou de outra na missão de educar. Esta influência na família já atingiu a terceira geração.

Voltemos a Catuca, nas primeiras décadas do Santanópolis foi sua Diretora ela era a presença educacional de fato. Áureo fazia mais a função de teses educacionais, dirigente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino da Bahia e também político, Deputado. Era o ideólogo, Catuca exercia a função da educadora presente. LEIA MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário