domingo, 10 de maio de 2015

ALCAIDE PARTICIPA DE MOBILIZAÇÃO CONTRA GRIPE

As unidades de saúde da rede municipal já estão vacinando contra a gripe. A Campanha Nacional contra a Influenza teve o dia "D" de mobilização neste sábado, 9, no Lar Franciscano, bairro Capuchinhos, e contou com as presenças do prefeito José Ronaldo de Carvalho e da secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas.

A campanha começou no dia 4 e prossegue até o dia 22. Em Feira de Santana deverão ser vacinadas 127 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário, ou seja, a população que tem maior risco de desenvolver as complicações causadas pela doença. A meta é imunizar 101 mil pessoas no município, o que corresponde a 80%. Entre os idosos deverão ser vacinados 60 mil.

Também integram o público-alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade (detentos); os funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas, como o diabetes, hipertensão, renal, respiratória, e os povos indígenas.

A gripe é uma doença respiratória aguda e sua transmissão ocorre de pessoa para pessoa, principalmente por meio da tosse, espirro ou contato com as secreções respiratórias de pessoas infectadas.
O prefeito José Ronaldo garantiu a sua proteção ao receber o imunizante. “Esse é um ato importante e que deve ser cumprido por todas as pessoas que compõem o grupo prioritário. Isso representa mais saúde, segurança e tranquilidade, sobretudo, para os idosos”, afirmou. 

Neste sábado, além das unidades de saúde, a vacinação está ocorrendo em pontos extras montados no Boulevard Shopping, nos supermercados G Barbosa, situados na rua Marechal Deodoro e na rodoviária, na Secretaria Municipal de Saúde e no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães - neste é para povos indígenas.

A coordenadora da Rede de Frio, da Secretaria de Saúde, Kátia Ferrais, ressaltou a importância da vacinação assegurando que os índices de internação por infecção pelo vírus da influenza diminuem em até 70%. Já a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Francisca Lúcia Oliveira, lembrou que é necessário apresentar o cartão de vacinação e um documento pessoal.
Também estiveram presentes a diretora da Rede Própria, Tânia Moreira, e a chefe da Divisão de Enfermagem, Cristina Franqueira (SECOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário