sexta-feira, 22 de agosto de 2014

CYBELE, DO QUARTETO EM CY, MORRE AOS 74 ANOS

Jornal GGN – Cybele de Sá Moreira, integrante do Quarteto em Cy, morreu ontem, dia 21, aos 74 anos. Cybele teve uma isquemia pulmonar. De acordo com sua irmã, Cynara, ela estava com pneumonia. O sepultamento será feito no cemitério São João, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro.
O Quarteto em Cy foi formado na década de 1960, pelas irmãs baianas Cyva, Cybele, Cynara e Cylene. Da família Sá Leite, elas nasceram em Ibirataia, na Bahia, ligadas a um projeto sociocultural, acabaram por se aproximar da música. Logo de início tiveram apoio de Vinicius de Moraes e Carlos Lyra, formando assim o Quarteto em Cy, que remete à primeira sílaba de seus nomes.
O primeiro disco veio em 1964, com composições de Edu Lobo, Ruy Guerra, Baden Powell, Moacyr Santos e Vinicius.
Por 40 anos, o grupo teve várias modificações. Em 1967, Cynara e Cybele se desligaram do Quarteto pois não queriam arriscar a sorte no mercado fonográfico americano, formando então uma nova dupla. Neste ano, elas defenderam “Carolina”, de Chico Buarque, no Festival Internacional da Canção, e ficaram em terceiro lugar.
Cybele se casou, em 1969, com o jornalista, radialista e dublador Marcílio Freire, com quem teve um filho. Freire morrem em 2003, aos 66 anos.
Inahiá Castro é a autora do livro “As Meninas do Cy”, que relata várias passagens da vida musical das irmãs, com várias histórias engraçadas. O lançamento do livro foi no ano passo, junto com um show comemorando os 50 anos de trajetória musical do grupo.
Na foto acima, Cynara (ao lado de Tom) e Cybele (com Chico Buarque a seu lado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário