sexta-feira, 9 de maio de 2014

ESTILO DE VIDA E IDADE PODEM TER LEVADO FAMOSOS AO INFARTO, DIZEM ESPECIALISTAS

José Wilker, Luciano do Valle e Jair Rodrigues sofreram infarto

Em pouco mais de um mês, três celebridades morreram vítimas de doença do coração

O ator José Wilker, 67 anos, o narrador esportivo Luciano do Valle, 66 anos, o cantor Jair Rodrigues, 75 anos. Além de famosos, os três têm um fator em comum: morreram de infarto e todos nos últimos 33 dias. Pode até parecer coincidência eles serem homens e estarem acima dos 65 anos, mas não é. Idade, sexo e estilo de vida são fatores de risco importantes para o surgimento do infarto do miocárdio, de acordo com especialistas ouvidos pelo R7. Lembrando que, além deles, o ator Renato Aragão, 79 anos, enfartou e chegou a passar dias no hospital em março deste ano.

Os inúmeros compromissos dos famosos podem acarretar uma rotina menos saudável. A correria do dia a dia, a falta de tempo e os horários desregrados impedem a prática regular de exercício físico e adoção de uma dieta balanceada. Além de tudo isso, o cardiologista César Jardim, do HCor (Hospital do Coração), também cita o fator estresse.

— O estresse é um fator de risco e lógico que tem sua parcela de contribuição para o infarto, mas ele sozinho não é o único culpado. Vale lembrar que, quanto mais fatores de risco, mais chance de apresentar a doença.

De acordo com o cardiologista Carlos Magalhães, diretor de promoção da Saúde Cardiovascular da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), "quanto mais velho, maior é o risco de doença cardiovascular".

— Por isso, pessoas acima dos 60 anos devem redobrar os cuidados com a saúde do coração. Além disso, os homens têm mais chances de enfartar que as mulheres.



Nenhum comentário:

Postar um comentário