sábado, 1 de março de 2014

HISTORIADOR COLETA DADOS SOBRE VELHOS CARNAVAIS DO RIO

Revivendo os velhos carnavais

Por Jota A. Botelho
RIO - Historiador, genealogista e prestes a se formar em Museologia, o carioca Carlos Eduardo Barata resolveu somar seus conhecimentos profissionais para traçar a árvore genealógica do carnaval de rua do Rio. O resultado é uma série de vídeos, intitulada “100 anos de Carnaval - 1912 - 2012”, que reúne fotos e filmes (documentários e ficcionais) da folia na cidade nas primeiras décadas do século passado. Por enquanto, Barata já disponibilizou no YouTube o material de 1912 a 1949. Ainda este ano, vai publicar o resultado de suas pesquisas sobre a festa popular nos anos 50. Para 2014, a meta é chegar até 1970.
— Toda vez que eu publicava imagens antigas da cidade na minha página do Facebook, alguém perguntava se eu tinha material de carnaval. Resolvi, então, buscar essa iconografia — diz ele que, desde a infância, gostava de observar a movimentação dos foliões. — Ficava na janela esperando a Banda de Ipanema passar.
Jornais e revistas antigos - como “Revista da Semana”, “Fon-Fon” e “Careta” - foram a base da pesquisa. Para ilustrar as imagens, o historiador buscou sambas e marchinhas dos mesmos períodos. E ainda usou cenas dos filmes da Cinédia que tão bem retrataram o Carnaval. Cada vídeo, que tem entre 20 e 30 minutos, levou, em média, duas semanas para ficar pronto.
O resultado? Bem, ver as escadarias do Teatro Municipal lotadas de foliões, o cortejo de carros das Grandes Sociedades, as guerras de confete e serpentina ou os bailes infantis com dezenas de piratas, ciganas e baianas não tem preço. — Os vídeos mostram a força do carnaval de rua no século passado. É um movimento muito semelhante ao que está acontecendo de uns anos para cá, com o crescimento dos blocos e a redescoberta do prazer de sair fantasiado. São imagens de anos maravilhosos na História da cidade — afirma o pesquisador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário