segunda-feira, 25 de julho de 2011

PREFEITO APRESENTA PROJETO DE RECUPERAÇÃO DAS PRAÇAS CATEDRAL E PADRE OVÍDIO

Bem diferente do que diz a nota da Secom com o título Recuperação do complexo de praças da Matriz, foram estas as intervenções promovidas nas praças Catedral e Padre Ovídio ao longo do tempo, sem contar pequenas melhorias por conta das comissões da Festa de Santana, uma delas a implantação do coreto:


. No final do século XIX, exatamente no dia 25 de março de 1892, foi erguida a estátua de Padre Ovídio de São Boaventura (foto abaixo), que o coronel português Joaquim de Melo Sampaio, primeiro intendente da cidade, nomeado em janeiro de 1890, dois meses depois de proclamada a república em 1889, encomentou em Paris, pagando do próprio bolso.

. Ja no século XX, na gestão do coronel-intendente Agostinho Fróes da Motta (1916/1919) o calçamento da Rua Direita, hoje Conselheiro Franco e Tertuliano Carneiro, se estendeu até a Praça da Matriz, que teve seu principal acesso facilitado com a obra.

. Na segundo metade do século XX, na gestão Newton Falcão (1971/1972), entre outras intervenções, o prefeito criou um novo cenário para a estátua do santo padre (foto acima) e impantou Fonte Luminosa não mais existente. Newton usou os equipamentos que o ex-prefeito Francisco Pinto adquiriu para a fonte que iniciou na hoje Praça da Integração, em frente ao Emec. Na época, a oposição denunciou que as peças eram armas que Pinto "enterrou" no local para resistir ao Golpe de 1964.

. Na segunda gestão do prefeito Colbert Martins (1989/1992), a implantação do acesso-sul ligando a Presidente Dutra a Avenida Rio-Bahia (hoje Francisco Pinto), implicou em desapropriações possibilitando o surgimento de pista dupla na Rua Mons. Mário Pessoa e Praça Pe. Ovídio, sendo que esta foi totalmente reformada, com nova arborização, sinalizações horizontal e vertical e outras obras de urbanização da praça.

. No pouco tempo do ultimo mandato de José Falcão, de 1 de janeiro a 5 de agosto de 1997, além de outras melhorias, o prefeito gradeou a área da praça onde estão o templo e o coreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário