terça-feira, 5 de julho de 2011

O SEGUNDO INTENDENTE, O PREFEITO ATUAL E A GUARDA MUNICIPAL

O coronel José Freire de Lima foi o segundo intendente municipal pós regime republicano. Ele assumiu no lugar do primeiro, o português também coronel, Joaquim de Mello Sampaio que estando doente, resolveu renunciar.
Freire de Lima, ao contrário, governou a Feira de Santana durante onze anos, o equivalente a três períodos seguidos. Foi o primeiro chefe do executivo feirense a falecer no cargo, em 1903 (João Barbosa da Carvalho foi o segundo em 1947 e José Falcão o último em 1997), tendo seu mandato sido concluído por outro coronel, José Antunes Guimarães.
Entre as marcas do período de Freire de Lima, a substituição da chamadas "pedras irregulares" da Praça João Pedreira e principalmente a criação da Guarda Municipal de Feira de Santana, ampliada mais tarde com a instituição da guarda noturna, no segundo mandato do coronel Bernardino da Silva Bahia (1912/1915).
Este blog viaja no tempo para lembrar que a instituição surgiu no final do século XIX, viu passar todo o século XX para conquistar agora no século XXI o seu estatuto aprovado pela câmara, graças a iniciativa do prefeito Tarcizio Pimenta, atendendo os componentes da "briosa guarda municipal", como dizia o guarda Santiago Maia, o saudoso "Comandante Amorzinho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário