domingo, 10 de julho de 2011

NESTE DOMINGO, LEMBRANÇAS DA FEIRA - IV



NASCIDO nas colônias portuguesas da África, em 1827, a bordo do navio “Nossa Senhora do Socorro”, o médico REMÉDIOS MONTEIRO acompanhado da família, chegou e fixou residência nesta cidade em novembro de 1879 convalescendo de uma moléstia que havia posto em perigo a sua vida..
VEIO em busca da recuperação da saúde, por conselho do notável médico e cientista baiano Antonio José Pereira da Silva Araújo que ao lhe sugeriu esta terra assim a descreveu:
“UMA cidade alegre, bonita, assentada numa vasta planície. A formosa e campesina cidade de Feira de Santana, encantadora estação sanitária. Alegre como o sol que a doura”.
AQUI não se limitou a buscar alivio para os seus males. Mesmo doente roubava tempo do seu descanso para enriquecer a acanhada imprensa existente, escrevendo artigos sobre abolição, instrução pública, saneamento, abertura de ruas e outros temas pelo progresso da cidade.
FOI eleito conselheiro que hoje significa vereador. Chegou à presidência do conselho e como tal passou a ser dirigente maior da cidade, no caso o prefeito, como se diz nos tempos atuais.
COMO comandante da cidade priorizou o cuidado com a higiene pública e particular, limpeza e manutenção do calçamento das ruas, abriu praças e estradas vicinais.
FEZ melhorias significativas para o perfeito funcionamento da cadeia pública, na época localizada onde hoje está a Praça Doutor Remédios Monteiro.
VALE frisar que a chamada “Praça dos Remédios”, ao contrário do que muitos pensam, não é assim denominada por existir na sua área a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios.
AQUELE logradouro, cujo nome verdadeiro é “Praça Dr. Remédios Monteiro”, é na verdade uma homenagem ao ultimo governante da cidade no periodo do imperio
LÚCIDO de espírito e com grande resignação de um verdadeiro católico, Joaquim Remédios Monteiro faleceu às 4 horas da tarde de uma quinta-feira, 4 de julho de 1901.

(texto lido por Adilson Simas no programa "Primeira Página", da Rádio Povo, em 22.07.2006)

Nenhum comentário:

Postar um comentário