segunda-feira, 26 de julho de 2010

FESTA DE SANTANA - CAPELA DOS OLHOS D'ÁGUA IV



Da Capela dos Olhos D’Água onde ela começou, a festa passou para a capelinha do Padre Antonio Tavares, o sacerdote que confessou Lucas Evanglista. No mesmo local da capelinha, onde hoje se ergue a Catedral, Padre Ovídio de São Boaventura iniciou a construção da Igreja da Matriz concluída por Monsenhor Tertuliano Carneiro e que outros foram ampliando.

A proposito, em 25 de março de 1892 foi erguida a estátua de Padre Ovidio, que o coronel português Joaquim de Mello Sampaio, primeiro intendente da Feira, encomendou em Paris com recursos próprios.

Na primeira grande reforma das praças Caedtral e Pedre Ovídio o prefeito Newton Falcão (1971/1972) mudou a estátua para outra área da praça.
Na segunda grande reforma o prefeito Colbert Martins (1989/1992) uniu em pista dupla a Rua Padre Mário Pessoa com a Praça Padre Ovidio, ligando a Rodovia Feira-Salvador a Bahia-Rio de Janeiro.
Na ultima o prefeito José Falcão (1997) gradeou a Praça Monsenhor Galvão.

Um comentário:

  1. Parabéns! Gosto dos seus textos, você fala de Feira de Santana com exatidão, sou sua admiradora. Não recordo, mas adoraria que você falasse um pouco sobre patrimônio histórico de Feira.
    Atenciosamente,
    Gleice Santana

    ResponderExcluir