terça-feira, 2 de maio de 2017

A FEIRA E O FIM DA GUERRA

A Feira de Santana, saudando os pracinhas da FEB, dentre eles alguns feirenses, alegrou-se e engalanou-se para marcar o início da nova era e o fim da longa noite sem estrelas que durou de setembro de 1939 a maio de 1945.
Logo que a notícia do fim da guerra chegou à Feira de Santana a festa começou. As bandeiras foram hasteadas, os foguetes pipocaram e as filarmônicas ganharam as ruas, falando em diversos pontos da cidade, inúmeros oradores.
Mas as comemorações maiores foram fixadas para o domingo posterior, 13 de maio,  quando a Feira renderia suas homenagens  à Força Expedicionária Brasileira e ao fim da Grande Guerra.

Para que os festejos alcançassem êxito invulgar, cinco comissões foram formadas:

Comissão central - Srs. Eduardo Fróes da Motta, Alibert do Amaral Baptista, Augusto Vital Graça, Edelvito Campelo D’araújo, Carlos Valadares, Quintor Café Nascimento, Mário Lustosa de Aragão, Edelvira Oliveira, Frei Fernando Guerise, Monsenhor Mário Pessoa, Gilberto Borges da Costa, Jorge Leal, Isaias Mendo, Manoel Mathias de Azevedo, Capitão Osvaldo Ferraro, Delorisano Bastos, Manuel Ferreira e Maria Luiza Motta.

Comissão de desfile – Capitão Osvaldo Ferraro, Gastão Guimarães, Áureo Filho, Gilberto Costa e Manuel Matias.

Comissão de convite – Edelvito Campelo D’araújo, Carlos Valadares, Isaias Mendo, Quintor Café, Dolarisano Bastos e Frei Fernando Guerise.

Comissão de organização e ornamentação – Áureo de Oliveira Filho, Edelvira Oliveira e Mário Lustosa Aragão.


Comissão de imprensa – Manuel Ferreira, Arnold Silva, Jorge Leal, Monsenhor Mário Pessoa e Quintor Café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário