Por Venício A. de Lima,
no site Carta Maior:
Uma das características da grave crise política que o país atravessa
tem sido a questionável relação estabelecida entre os responsáveis pela
operação Lava Jato e os meios de comunicação.
A estratégia de vazamento seletivo de documentos e
informações sigilosas, ou a suspensão do sigilo seguida da entrega seletiva de
informações à mídia foi descrita e defendida pelo juiz Sérgio Moro em artigo de
2004. Para ele, trata-se de “(manter) o interesse do público elevado e os
líderes partidários na defensiva” e “(garantir) o apoio da opinião pública às
ações judiciais, impedindo que as figuras públicas investigadas (obstruam) o
trabalho dos magistrados” mesmo sob “o risco de lesão indevida à honra do
investigado ou acusado (...) pois a publicidade tem objetivos legítimos e que
não podem ser alcançados por outros meios”. [cf.
http://ferreiramacedo.jusbrasil.com.br/artigos/187457337/consideracoes-sobre-a-operacao-mani-pulite-maos-limpas
].
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