Por Wilson Ferreira
Junto com o midiático Celso Russomanno, somam-se para as
próximas eleições à prefeitura de São Paulo os televisivos José Luiz Datena e
João Doria Jr. Cientistas políticos vêm interpretando esse fenômeno como
crescimento do conservadorismo de uma cidade que em outros tempos elegeu Maluf,
Celso Pitta e Ademar de Barros. Ou como reflexo do “vácuo político” decorrente
da judicialização da Política feita pela Operação Lava Jato. Mas haveria algo
mais, um projeto que estaria sendo gestado e que tornaria São Paulo o
laboratório de uma experiência de vanguarda: a midiatização total da vida
pública. Esses personagens midiáticos representam a quintessência do imaginário
paulistano: justicialismo, meritocracia e consumo. Mas desta vez, sem
intermediários: diferente dos políticos, ainda presos na cena teatral, Datena,
Russomanno e Doria Jr. vivem na cena midiática - pelo menos sabem ler um teleprompter e se
posicionam bem diante das câmeras. AQUI


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