quinta-feira, 4 de junho de 2015

FILHO DE AROLDO CEDRAZ, MINISTRO DO TCU, FOI CITADO EM DELAÇÃO DA LAVA JATO

O filho do ministro Aroldo Cedraz, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), foi citado na delação premiada do dono da construtora UTC, Ricardo Pessoa, sob a suspeita de ter vendido informações privilegiadas do tribunal, segundo fontes com acesso às investigações que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF). O advogado Tiago Cedraz, de 33 anos, atua em Brasília e tem vasta carteira de clientes. Já advogou em processos em curso na Corte presidida pelo pai. Thiago nega ligação com a empreiteira.

A delação de Pessoa, que permanece em prisão domiciliar, está em curso na Procuradoria Geral da República (PGR). A colaboração foi acertada com o grupo de trabalho montado na PGR para investigar autoridades com foro privilegiado e contou com a participação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Os depoimentos são mantidos em sigilo. Pessoa é suspeito de chefiar o “clube do cartel”, que fatiou contratos da Petrobras em troca de pagamentos de propina. A delação precisa ser homologada pelo STF.

O GLOBO já havia revelado que, na negociação anterior aos depoimentos, o dono da UTC citou o parente de um ministro do TCU. Numa das oitivas, deu detalhes da suposta atuação de Tiago. O advogado supostamente venderia informações do TCU de interesse da empresa, conforme a delação.

Quando era vice-presidente do TCU, em 31 de julho de 2013, Aroldo Cedraz apresentou em sessão reservada uma lista de 59 advogados. Ele se declarou impedido de atuar nos processos desses advogados. Cedraz incluiu o filho e sócios dele na lista. Antes, já havia votado em processo advogado por um sócio do filho. Até o momento em que o pai se declarou impedido, o escritório de Tiago atuava em 150 processos em tramitação no TCU.


Sobre a delação de Pessoa, o advogado afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que “não atuou em nenhum processo sobre UTC no TCU”. Já o ministro disse que “sistematicamente” se declara impedido em processos em que o filho consta como advogado. AQUI e AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário