terça-feira, 7 de abril de 2015

POR QUE PILATOS ENTROU NO CREDO CRISTÃO?

Do Blog Teologia e Liturgia e Culto Cristão

“Você corta um verso, eu escrevo outro
Você me prende vivo, eu escapo morto
De repente olha eu de novo
Perturbando a paz, exigindo troco
Vamos por aí eu e meu cachorro
Olha um verso, olha o outro
Olha o velho, olha o moço chegando
Que medo você tem de nós, olha aí”
(Paulo César Pinheiro)

Não há qualquer dúvida, Pilatos entrou no Credo porque representava o tipo de justiçamento, o massacre de um inocente, que pedia a multidão concentrada num ponto estratégico da cidade. Jesus não foi linchado, porque só um julgamento exemplar satisfaria as autoridades governamentais. Mas a centralidade do texto é a ressurreição do Senhor (João 20,1-18), apesar da fúria da multidão. O modo e o momento não são importantes, talvez. A não ser que recorramos aos antecedentes da semana: outra multidão, a de Ramos, aclamaria a esperança de profundas transformações na sociedade,  negando apoio ao jogo político dos tiranos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário