domingo, 5 de abril de 2015

OMBDUSMAN ACUSA FOLHA DE FAZER “FOFOQUINHA” ENTRE LEVY E DILMA E IGNORAR ZELOTES


Miguel do Rosário
Vera Guimarães Martins, ombudsman da Folha, acusa o jornal de ter manipulado as falas do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, para fazer “intriguinha e fofoquinha”.
Me pareceu uma síntese perfeita do que fez a Folha.
Martins criticou ainda a falta de destaque que a Operação Zelotes, da Polícia Federal, recebeu do jornal: “Há um novo escândalo na praça e, caso se confirme a avaliação dos investigadores, ele desponta com pinta de campeão. Trata-se da Operação Zelotes, que, segundo a Polícia Federal, já provocou prejuízos de ao menos R$ 6 bilhões, podendo chegar a R$ 19 bilhões. Em termos monetários, sua magnitude pode deixar para trás o butim da Lava Jato, que, por sua vez, já havia superado os valores malversados no mensalão. Pois, mesmo com essas promissoras credenciais, o assunto não tem merecido da Folha o mesmo destaque dado aos seus predecessores.”
Por que será, hein?
Será porque os próprios donos da Folha foram pegos num outro escândalo de sonegação, o Suiçalão, onde se encontrou contas secretas dos irmãos Frias no HSBC suíço?
Ou será porque a Operação Zelotes muda completamente a narrativa da mídia para o problema da corrupção no país, repondo o governo no papel de mocinho, e mostrando Dilma como a presidenta em cujo governo mais se deu autonomia para se investigar corrupção em nossa história?

Ou será porque a mídia não se sente confortável em noticiar casos de sonegação, porque aí os protagonistas quase nunca são políticos
e sim grandes empresários, com ligações de amizade, família ou comerciais com os barões da mídia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário